*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal deflagrou, nos dias 11 e 12 de junho, a Operação Caixa Alta com o objetivo de apurar e reprimir crimes de corrupção eleitoral supostamente cometidos por agentes públicos do município de Jutaí (a 985 quilômetros de Manaus), relacionados às eleições municipais de 2024. A ação cumpre nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Jutaí e Manaus, expedidos pela Justiça Eleitoral.
A investigação foi iniciada na Operação “Eleições 2024” da Polícia Federal. Em setembro de 2024, durante fiscalizações, foram encontrados e apreendidos cerca de 800 mil reais em espécie, dentro de um jatinho fretado, no Aeroclube de Manaus. O dinheiro estava envolvido em embalagens de encomendas, tendo como destino o município de Fonte Boa (a 680 quilômetros de Manaus). A partir das apurações, a PF obteve as informações que o voo haveria sido fretado pela prefeitura de Jutaí.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção eleitoral (caixa dois), falsidade ideológica, lavagem de capitais, além de outros delitos que possam ser revelados no decorrer das apurações.
Balanço da Operação: Foram apreendidos aparelhos eletrônicos e dinheiro em espécie.