*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17), a operação “Siderado” com objetivo de desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas que teria movimentado mais de R$ 2 bilhões em aproximadamente 2 anos.
A PF cumpriu 32 mandados, incluindo prisões e buscas e apreensões, no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Criminal da Justiça do Distrito Federal.
De acordo com a PF, as investigações se iniciaram em abril do ano passado, com a apreensão de 1,5 tonelada de drogas e 5 fuzis pela Polícia Civil do Amazonas. A droga teria como destino o Distrito Federal.
As empresas movimentariam os recursos dos suspeitos, inclusive realizando a remessa de valores para Colômbia, onde reside um dos suspeitos, para pagamento das drogas, conforme a PF.
Além do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro há indícios da prática de crimes violentos, inclusive contra próprios membros da organização. Um dos suspeitos, que atuaria como “mula”, teria sido sequestrado e torturado pela liderança do esquema após este suspeitar do desaparecimento de drogas.