*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal (PF) cumpre mais de 100 mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (15), contra envolvidos em manifestações antidemocráticas, incluindo bloqueios em rodovias, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). As medidas foram ordenadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As ações da PF acontecem no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, após ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Além dos mandatos, foram autorizados bloqueio de contas e quebra do sigilo bancário dos envolvidos.
Para o jurista, os atos são considerados antidemocráticos porque solicitam intervenção federal para impedir a posse de Lula, conforme a Lei nº 14.197, conhecida como Lei do Estado Democrático de Direito. Manifestantes pedem que as Forças Armadas ajam para interromper a posse do presidente eleito que foi liberto da prisão em 2019 pelo prórpio STF.
Podemos lembrar que no dia seguinte da eleição haviam 321 pontos de bloqueios em vias de 25 estados e no Distrito Federal. Houveram episódios violência contra apoiadores do presidente. Na última segunda-feira (12), após a diplomação do petista, uma ordem de prisão expedida por Alexandre contra um indígena acabou em atos de violência em frente à sede da Polícia Federal.