Manaus, sábado 6 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

PF alerta: emissão de passaportes pode ser suspensa a partir de novembro

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Polícia Federal (PF) alertou que pode suspender a emissão de passaportes a partir de 3 de novembro por falta de recursos no orçamento destinados à atividade. O órgão solicita ao governo um repasse emergencial de R$ 97,5 milhões para evitar a interrupção do serviço.

A informação, publicada pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Extra, consta em um ofício enviado pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Ministério do Planejamento e Orçamento. No documento, ele afirma que, sem o reforço financeiro, “não haverá outra alternativa a não ser a paralisação” da emissão dos documentos.

Segundo a PF, 95% do orçamento previsto para o serviço já foi comprometido, cobrindo gastos com emissão de passaportes, controle de tráfego aéreo e outras operações. O texto também pede que o aporte seja feito “com máxima urgência” para evitar impactos negativos ao governo e prejuízos à população.

Em nota, o Ministério da Justiça informou que está trabalhando “de forma ativa e coordenada” para garantir a continuidade do serviço e mantém diálogo constante com a equipe econômica. A Polícia Federal, por sua vez, não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Sem o repasse, o órgão afirma que não conseguirá honrar contratos com a Casa da Moeda, responsável pela produção dos passaportes, nem pagar empresas terceirizadas que atuam no controle de fronteiras e aeroportos, no registro de estrangeiros e na manutenção de sistemas de tráfego internacional.

A PF já havia enfrentado situação semelhante em 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro, quando a emissão de passaportes foi temporariamente suspensa por falta de verba.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.