Search
booked.net
Search
Close this search box.

Petrobras anuncia que está de saída do Amazonas a partir do próximo ano

Além de sete concessões de Urucu, na bacia do rio Solimões, estão à venda as instalações e unidades de produção de petróleo e gás

A Petróleo Brasileiro S.A.Petrobras informou, nesta sexta-feira, dia 26, que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser) referente à venda da totalidade de sua participação em um conjunto de sete concessões de produção terrestres localizadas na Bacia de Solimões, no Estado do Amazonas.

São sete concessões de produção terrestres que ficam nos municípios de Tefé e Coari. Essa região, de 350 quilômetros quadrados, envolve o polo de exploração de petróleo e gás natural de Urucu. A área fica a cerca de 623 quilômetros de Manaus. O polo é formado por Arara Azul, Araracanga, Leste do Urucu, Rio Urucu, Sudoeste Urucu, Cupiúba e Carapanaúba. 

O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras: https://investidorpetrobras.com.br/pt/resultados-e-comunicados/teasers.

Além das concessões de exploração, a Petrobras vai vender as instalações e unidades de produção de petróleo e gás, incluídas as de logísticas de suporte. 

De acordo com o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), a decisão da Petrobras em sair do Amazonas é algo que preocupa, uma vez que trata-se da maior empresa da América Latina. O parlamentar aponta que a economia do Estado, já combalida, sofrerá ainda mais, principalmente em virtude dos impostos que deixarão de ser arrecadados e pela quantidade de empregos que devem ser extintos.

“É necessário que o Governo do Estado se articule e converse. A Petrobras está saindo por várias razões, mas uma delas é o tratamento sempre hostil que a empresa recebeu por parte do poder público estadual. Intermináveis litígios com o governo por conta de cobranças de tributos, sem que nunca tenha se conseguido manter um entendimento, seja por culpa da Petrobras, mas também muito por culpa nossa. Vamos perder nossa maior contribuinte de impostos do Amazonas e isso é muito ruim”, afirmou Serafim Corrêa.

Anúncio

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na semana passada, o presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, disse que o plano da empresa a partir do próximo ano é vender todos os seus ativos no país para focar a produção em apenas três estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com a empresa, a operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultra-profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.