Search
booked.net
Search
Close this search box.

Pessoas com Covid devem esperar 4 semanas para tomar a dose reforço, diz MS

Foto: Altemar Alcântara/Arquivo Semcom

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Brasil vive uma explosão de novos casos de Covid-19 após as festas de fim de ano. Paralelo a isso, a vacinação segue (mais de 68% da população está com as duas doses). Quem tomou a vacina em setembro, por exemplo, já está apto para receber a dose de reforço. Mas se você testou positivo para o coronavírus, quanto tempo depois pode receber a dose adicional?

Uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que foram infectadas com o SARS-CoV-2 adiem a vacinação até a recuperação total (para qualquer dose).

A orientação da pasta é aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

“Esse é o tempo de espera estipulado pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outros países desde o começo da vacinação. Se alguém está com Covid, deve esperar quatro semanas para receber a vacina”, orienta o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Kfouri explica que esse espaçamento é importante para que a pessoa não confunda as reações e sintomas da vacina com a infecção. Além disso, o sistema imunológico está combatendo a doença e não vai se preparar para receber a vacinação.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.