*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu novos tablets e iPads para aplicar no atendimento de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é fruto do convênio com a Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) por meio do projeto de pesquisa ‘Na Ponta dos Dedos’, coordenado pela professora doutora Nize Maria Campos Pellanda.
O núcleo é conhecido como referência na região por suas pesquisas em relação ao TEA e, agora, introduz os aparelhos em seus atendimentos. A abordagem é feita em parceira com o Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas (GAIA) da Ufersa, sob orientação da professora doutora Maria Almerinda Matos, também integrante do corpo docente do Mestrado e Doutorado em Educação.
Na ocasião, o professor Rafael Hoff, do curso de Jornalismo da Ufam e integrante do GAIA, realizou a entrega de três tablets e 1 iPad ao Núcleo de Estudos. A estudante e pesquisadora bolsista do projeto, Raiana Rosa, recebeu os dispositivos, adquiridos com recursos do CNPq por meio do Edital Humanidades.
O projeto
Através do projeto ‘Na Ponta dos Dedos’, as universidades buscam compreender o impacto da tecnologia no aprendizado de crianças com TEA, além de disponibilizar o aplicativo ‘GaiaAR’ para educadores utilizarem no cotidiano da sala de aula.
Atualmente, o aplicativo está em fase de teste para ser utilizado em sistema Android, e também por meio de navegadores. Assim, qualquer pessoa, com TEA ou não, poderá interagir com a plataforma, seja pelos smartphones ou por um computador pessoal.