Search
booked.net
Search
Close this search box.

Pesquisa: sem Moro, Bolsonaro cresce e Ciro Gomes se consolida no terceiro lugar

Com a desistência de Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Ciro Gomes cresceram, mas continuam abaixo de Lula
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

Um levantamento do instituto Ipespe divulgado nesta quarta-feira (06/04) apontou um crescimento nas intenções do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O fato ocorre logo após a desistência do ex-juiz Sergio Moro (União). Contudo, os dois continuam atás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não teve ganhos com a saída de Moro da disputa.

Segundo a pesquisa, Lula continua em primeiro lugar com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 30%. O atual presidente subiu 4% em relação à pesquisa anterior do Ipespe, angariando votos que seriam de Sergio Moro. Enquanto isso, o trabalhista Ciro Gomes se isolou no terceiro lugar da disputa com 9% das intenções de voto. O ex-ministro herdou 2% dos votos de Moro.

Entre os demais candidatos da terceira via, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) ficou em quarto lugar com 3%. A senadora Simone Tebet (MDB) vem logo em seguida com 2%, acima do deputado federal André Janones (1%). O ex-deputado federal José Maria Eymael (DC), o cientista político Felipe d’Avila (Novo) e a candidata de extrema-esquerda Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram na pesquisa.

Votos brancos, nulos e inválidos somaram 9% e cerca de 3% dos entrevistados não sabia em quem votar ou não respondeu.

Foto: Reprodução/Ipespe
Bolsonaro veta Lei Paulo Gustavo, que deveria levar R$ 3,86 bi ao setor cultural
Eleições 2022: ex-governador de SP e possível vice de Lula, Geraldo Alckmin assina filiação ao PSB
Ciro Gomes recebe título de cidadão amazonense e lança candidatura de Carol Braz e Luiz Castro
Presidente do Podemos diz que soube de saída de Moro pela imprensa: ‘surpresa

Rejeição, possibilidade e desconhecimento

O presidente Jair Bolsonaro é o mais rejeitado entre os candidatos, com 61% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. O governador paulista João Doria vem logo em seguida com 57% de rejeição.

Ciro Gomes e Lula empatam, com 43% dos eleitores rejeitanto a candidatura do trabalhista e do petista. André Janones, Simone Tebet e Felipe D’Avila são os menos rejeitados com 36%, 35% e 34%, respectivamente.

Um dado importante é a quantidade de eleitores que poderiam votar em Ciro Gomes. Na pesquisa, 39% dos entrevistados admitiram que há chance de darem seu voto ao ex-ministro, sem dar certeza. O número é menor entre os candidatos mais polarizados, como Lula e Bolsonaro, que possuem um número de eleitores mais convicto de seu voto.

A baixa rejeição de Simone Tebet, André Janones e Felipe D’Avila também se dá devido ao desconhecimento do público quanto a eles. A senadora é desconhecida por 46% dos entrevistados, Janones por 53% e, por fim, D’Avila por 58%.

Foto: Reprodução/Ipespe

Segundo turno

A saída de Sergio Moro do páreo eleitoral alterou pouco o segundo turno presidencial. Conforme a pesquisa, o ex-presidente Lula ainda venceria Jair Bolsonaro com 53% dos votos contra 33%, da mesma forma que venceria os outros candidatos. Confira outros cenários de segundo turno:

  • Lula x Ciro Gomes: 52% a 25%
  • Lula x João Doria: 55% a 20%
  • Ciro Gomes x Bolsonaro: 47% a 37%
  • Bolsonaro x João Doria: 39% a 38%

Vale ressaltar que as pesquisas eleitorais refletem o momento no qual são feitas. O cenário eleitora muda constantemente, conforme o pleito se aproxima. O levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas foi realizado entre 02 e 05 de abril. A pesquisa ouviu 1.000 entrevistados de 16 anos ou mais em todas as regiões do Brasil por meio telefônico. O índice de confiança é de 95,5% e o número de protocolo junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-03874/2022. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.