Pesquisa da empresa Action divulgada na noite desta quarta-feira, dia 8, aponta o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) liderando, no primeiro turno, na corrida pela Prefeitura de Manaus. Amazonino aparece com 28,5% das intenções de votos, seguido do ex-governador interino David Almeida (Avante), que tem 16,4%.
Além dos dois também são citados na pesquisa: Capitão Alberto Neto, com 8,4%, José Ricardo, com 7,3%, Marcos Rotta, com 4,9%, Chico Preto (4,4%), Conceição Sampaio (4,1%), Josué Neto (3,4%), Coronel Menezes (2,5%), Ricardo Nicolau (1,5%), Hissa Abrahão (1,4%) e Liliane Araújo (1,3%).
Também aparecem no estudo Carol Braz, Yann Evanovick, Felipe Souza e Romero Reis, que possuem menos de um ponto percentual. Esses 15 nomes, juntos, são adversários de Amazonino e somam 56,9% dos votos, o que significa dizer que a eleição deste ano deverá ser decida em dois turnos.
Pelos resultados, não somente desta, mas também, de outras pesquisas publicadas em Manaus, indicam, duas fortes probabilidades, a de haver segundo turno em Manaus e um dos candidatos a disputar esta etapa ser Amazonino Mendes.
A coleta dos dados desta pesquisa ocorreu entre os dias 03 e 07 de julho e ouviu 1.100 eleitores em todas as 6 zonas administrativas da cidade.
Vale ressaltar que o período recente da coleta dos dados, os resultados da pesquisa podem ter sido influenciados pelos acontecimentos políticos e sociais recentes, como o relaxamento do isolamento e a redução dos casos e mortes por Covid-19 em Manaus, a operação sangria da polícia federal, com prisões e demissões decorrentes desta, a inauguração na av. Constantino Nery, a desativação do hospital de campanha e a internação e remoção do prefeito de Manaus acometido por Covid-19, dentre outras que foram amplamente divulgadas pela mídia local e nacional.
Todos esses acontecimentos influenciam nas pesquisas e Amazonino Mendes, pelo histórico de cargos e realizações, incluindo grandes obras em todo o estado, além disso um legado de eleitores fieis que parece ser suficiente para lhe colocar no segundo turno. Já o ex-governador interino, David Almeida, após uma experiência, curta mas exitosa, vem atuando em assuntos sensíveis como remuneração, gestão humanizada e estabilidade dos servidores.