*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
A pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Política e Econômicas (Ipespe) nesta sexta-feira (20/05) apontou estabilidade nas intenções de voto em Lula (PT), Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) nas eleições de outubro deste ano. O petista aparece em primeiro lugar com 44% dos votos, seguido pelo atual presidente com 32% e pelo candidato trabalhista com 8%.
Os números permaneceram inalterados em relação à última pesquisa do instituto, divulgada na sexta-feira passada (13/05). Em relação ao levantamento mais anterior, divulgado no fim de abril, os números permaneceram dentro da margem de erro de 3,2%.
No quarto lugar aparece o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) com 4% dos votos, seguido pelo deputado federal André Janones (Avante-MG) com 2% e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), também com 2%. A pesquisa foi realizada antes dos presidentes do MDB, PSDB e Cidadania decidirem escolher Tebet como a candidata de consenso do grupo.
O banqueiro Felipe D’Avila (Novo), a cientista social Vera Lúcia (PSTU) e o ex-deputado José Maria Eymael (DC) não chegaram a 1% dos votos e o deputado federal Luciano Bivar (União) não foi citado por nenhum dos entrevistados.
A pesquisa também mostra que 6% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo, bem como que não iriam votar ou não escolheriam nenhum dos candidatos. 2% afirmaram que não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa.
Segundo turno
Nos cenários testados pelo Ipespe, o presidente Jair Bolsonaro perde para todos os candidatos, com exceção de João Doria. Por outro lado, o ex-presidente Lula vence em todas as situações no momento. Os cenários testados foram os seguintes:
- Lula x Bolsonaro: 53% a 34%
- Lula x Ciro Gomes: 53% a 25%
- Lula x João Doria: 54% a 20%
- Ciro Gomes x Bolsonaro: 44% a 40%
- Bolsonaro x João Doria: 40% a 38%
Rejeição
Entre os candidatos nos quais os eleitores não votariam de jeito nenhum, o presidente Jair Bolsonaro lidera com 59% de rejeição, seguido por João Doria (53%), Lula (43%), Ciro Gomes (42%), Luciano Bivar (42%), Simone Tebet (37%), André Janones (35%) e Felipe D’Avila (35%).
A baixa rejeição de Tebet, Janones, D’Avila e Bivar é explicada pelo alto índice de desconhecimento pelo eleitorado. O candidato do Novo é o mais desconhecido, com 54% dos entrevistados declarando que não o conhece o suficiente.
O Ipespe ouviu 1.000 pessoas a partir de 16 anos de todas as regiões do Brasil. A pesquisa encomendada pela XP Investimentos foi realizada entre os dias 16 e 18 de maio de 2022, possuindo uma margem de erro de 3,2% para mais ou para menos e confiabilidade de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08011/2022.