Manaus, quinta-feira 15 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Pesquisa Genial/Quaest: aponta que 58% dos brasileiros temem ação dos EUA no Brasil

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 15, revela que a maioria dos brasileiros demonstra preocupação com uma possível interferência dos Estados Unidos no Brasil. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados afirmam temer que o país sofra uma ação semelhante à ocorrida na Venezuela, enquanto 40% dizem não ter esse receio e 2% não souberam ou não quiseram responder. O estudo também indica que o nível de temor varia de acordo com o posicionamento político dos participantes.

A pesquisa ouviu, entre 8 e 11 de janeiro, 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. O apontamento informa que daqueles que se autodeclararam apoiadores do presidente Lula (PT), 74% temem uma ação estadunidense. Entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cai para 57%.

Sobre EUA e Venezuela 

Quanto à ação realizada contra a Venezuela, no dia 3 de janeiro, 46% dos brasileiros aprovaram, 39% desaprovaram e 15% não souberam responder ou não responderam.

Quanto ás críticas prestadas pelo Governo Lula, para 51% dos entrevistados a resposta diante do ataque ao país vizinho foi errada, 37% consideraram a reação correta e 12% não souberam responder ou não responderam.

Após a ação do Governo Trump, o presidente brasileiro condenou o ataque, afirmando que os bombardeios “ultrapassam uma linha inaceitável” e representam uma “afronta gravíssima à soberania” do país vizinho.

Esses atos representam um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, declarou o presidente.

O levantamento também perguntou como deveria ter sido a reação do presidente: 66% defenderam uma posição de neutralidade; 18% afirmaram que o Brasil deveria apoiar a ação de Donald Trump, 10% declararam que o país deveria se opor à ação estadunidense e 6% não souberam responder ou não responderam.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.