Faltando 25 dias para o 1º turno, a quinta pesquisa da empresa Perspectiva aponta que quase 2/3 dos eleitores manauaras não estão acompanhando a propaganda eleitoral na TV. Dos entrevistados, 59,1% disseram que ainda não assistiram nada do horário eleitoral gratuito na televisão. E entre os 40,9% que disseram ter assistido a alguma propaganda, o candidato que mais os participantes se lembram de ter visto é Amazonino Mendes, com 79,7% das citações. O segundo mais lembrado é Ricardo Nicolau (55,7%), seguido por Alfredo Nascimento (46,7%), David Almeida (45,7%), José Ricardo (45,7%) e Capitão Alberto Neto (39,4%).
De acordo com a pesquisa, é valido ressaltar que, nessa pergunta, os entrevistados poderiam mencionar até nove nomes, ou seja, o resultado da soma dos percentuais será acima de 100%. Ainda sobre os respondentes que disseram ter assistido ao horário eleitoral, 27,6% afirmaram que Amazonino Mendes é o que apresenta as melhores propagandas, ideias e propostas. O segundo mais bem percebido é Ricardo Nicolau, com 18,3%. David Almeida é o terceiro, com 12,0%.
A pesquisa aponta ainda que os três primeiros lugares, na pergunta estimulada, permanecem com Amazonino Mendes na frente, com 30,0%; David Almeida em segundo, com 15,2%, e José Ricardo em terceiro, com 10,3%.
O candidato do Avante vê, nesta quinta pesquisa registrada pela empresa Perspectiva, a aproximação do Homem da Kombi. A diferença entre ambos, que era de 8,2% na semana passada, agora desceu para 4,9%.
Outro fato a ser destacado é o crescimento de Ricardo Nicolau, que estava na sétima posição, com 3,0%, na primeira pesquisa publicada em 1º de setembro, e agora alcança a quarta colocação, com 9,1% das intenções de voto.
O quinto lugar é de Alfredo Nascimento, que caiu de 6,3% para 5,5%, seguido pelo Capitão Alberto Neto, em sexto, com 5,3%, uma perda de 0,9% em relação aos números divulgados no domingo passado.
Coronel Menezes se mantém na sétima colocação, com 4,0%, seguido por Chico Preto, em oitavo, com 2,1%, e por Romero Reis, com 1,1%, em nono lugar. Nas duas últimas posições, Marcelo Amil agora é o décimo, com 0,4%, e Gilberto Vasconcelos é o último, com 0,1%. Brancos e Nulos subiram de 11,2% para 12,0% e os indecisos seguem na casa dos 4%.
POTENCIAL DE VOTOS
Na pergunta estimulada, o potencial de votos dos candidatos, perguntando não somente a 1ª opção de voto (como é feito tradicionalmente), mas também uma 2ª opção, baseada no questionamento aos entrevistados sobre qual outro nome escolheriam, caso a sua primeira indicação não concorresse.
Da soma das duas opções temos o potencial de votos, a elasticidade máxima de voto de cada candidato.
Por exemplo, nesta quinta pesquisa, Amazonino obteve 10,3% na 2ª opção, David Almeida, 10,0%; Ricardo Nicolau, 8,7%; Alfredo, 8,4%; José Ricardo, 7,3%; e Capitão Alberto Neto, 4,8%.
Somadas 1ª e 2ª opções, Amazonino tem 40,3%; David, 25,2%; Nicolau, 17,8%; Zé Ricardo, 17,6%; Alfredo, 13,9%, e Alberto Neto, 10,1%. Os demais potenciais estão no relatório.
PERGUNTA ESPONTÂNEA
Amazonino (19,2%), David Almeida (9,3%) e Zé Ricardo (4,5%) continuam se mantendo nas três primeiras colocações da pergunta espontânea. Aqui, Ricardo Nicolau, com 4,4%, também passou à frente de Alfredo (2,5%) e de Alberto Neto (2,3%), atingindo a quarta posição.
O sétimo é o Coronel Menezes, com 2,0%, seguido por Chico Preto, com 0,8%; Romero Reis, com 0,7%; Marcelo Amil, com 0,2%, e Gilberto Vasconcelos, com 0,1%. Nulos e brancos, na espontânea, são 8,1%, e os indecisos somam 45,9%.
REJEIÇÃO
A pesquisa aponta que Amazonino Mendes lidera o percentual de rejeição, com 23,4%, seguido de perto por Alfredo Nascimento, com 22,9%. José Ricardo é o terceiro, com 7,5%; David Almeida o quarto, com 4,5%; Coronel Menezes é o quinto, com 3,2%, e Alberto Neto é o sexto, com 2,9%.
Os demais percentuais de rejeição foram os seguintes: Gilberto Vasconcelos, com 2,7%; Chico Preto, com 2,6%; Romero Reis, com 2,1%; Ricardo Nicolau, com 2,0%, o mesmo percentual de Marcelo Amil.
Dos participantes da pesquisa, 14,3% disseram rejeitar todos os nomes e 9,9% responderam não rejeitar nenhum dos concorrentes.
HORÁRIO ELEITORAL NO RÁDIO
Segundo a pesquisa, quando perguntados se tinham ouvido alguma propaganda dos candidatos no rádio, 87,0% responderam que não. Dos 13% que ouviram, 72,3% disseram se lembrar de Amazonino; 44,6% de Ricardo Nicolau; 41,5% de José Ricardo; 40,8% de Alfredo Nascimento e 36,2% de David Almeida. De acordo com a pesquisa, Amazonino é considerado como o candidato que possui as melhores propagandas, ideias e propostas, com 28,5% das citações, seguido por Ricardo Nicolau (19,2%) e David Almeida (12,3%).
INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS
A pesquisa foi executada com recursos próprios da Perspectiva e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-00993/2020, com 1.000 entrevistas na cidade de Manaus, entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.