*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A poucos dias do Natal, o comércio de Manaus entra na reta final de um dos períodos mais importantes para o comércio varejista. Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), confirma o cenário positivo: 94% dos consumidores pretendem comprar presentes neste Natal.
O levantamento foi realizado no mês de outubro com 1.145 consumidores, mas os dados ganham ainda mais relevância neste momento, quando grande parte da população concentra as compras na última semana antes do Natal. De acordo com a pesquisa, 37% dos consumidores deixam para comprar na semana que antecede a data, reforçando a expectativa de intenso fluxo nas lojas nos próximos dias.
Os gastos devem se concentrar principalmente em duas faixas: 38% pretendem gastar acima de R$ 400, enquanto 46% planejam desembolsar entre R$ 101 e R$ 300 no total das compras. Entre os itens mais procurados estão vestuário (32%), perfumaria e cosméticos (18%), brinquedos (17%) e acessórios (9%).
As compras seguem voltadas, principalmente, ao núcleo familiar. Mães (22%), filhos, afilhados ou enteados (22%) e cônjuges ou namorados(as) (17%) lideram a lista de presenteados. Além disso, 77% dos consumidores afirmam que devem comprar mais de um presente, o que amplia o impacto positivo no faturamento do comércio.
Comércio presencial
Mesmo com o avanço do digital, a pesquisa confirma a força do comércio presencial neste Natal e 94% dos consumidores pretendem realizar as compras em lojas físicas, enquanto apenas 6% optam pelo ambiente online.
Os Shoppings Centers lideram a preferência, com 40%, seguidos pelo Centro da cidade (37%) e pelas lojas de bairro (20%), que também devem sentir o aumento da movimentação nesta reta final.
Formas de pagamento
O cartão de crédito aparece como a principal forma de pagamento, citado por 50% dos consumidores, seguido pelo Pix (40%). Já crediário, carnê ou cartão de loja serão utilizados por 10% dos entrevistados.
