*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) aponta que 94% dos entrevistados conhecem a Black Friday e planejam participar das compras, que ocorrerá em 29 de novembro de 2024. Conforme o levantamento, a maioria pretende gastar entre R$ 81,00 e R$ 150,00 (44%), enquanto 26% planejam gastar entre R$ 151,00 e R$ 250,00. Como destaque neste ano, as opções entre R$ 251 a 400,00 e mais de R$ 400,00 aparecem com 12% e 14%.
De acordo com a pesquisa, os consumidores priorizam o Preço (52%) na hora da compra, seguidos pela Qualidade (24%) e Diversidade (8%).
Em termos de locais de compra, a pesquisa diz que 34% dos consumidores optam por shopping centers, 31% por lojas de bairro e 29% pelo centro da cidade, ao contrário das últimas pesquisas, a opção pelo local de compra do consumidor está mais dividida.
A pesquisa também mostra uma mudança nas preferências de pagamento: 58% dos entrevistados preferem pagamentos à vista, enquanto apenas 25% optam pelo cartão de crédito. A pesquisa prévia de preços é comum, com 51% buscando informações nas lojas físicas e os canais mais utilizados para saber sobre promoções incluem a televisão (41%) e o Instagram (21%).
Os produtos que mais serão procurados são Vestuário, Perfumes e Calçados, mas celulares e eletroeletrônicos se destacam com uma intenção de compra de 17%, destaque desta data sazonal.
Além disso, os consumidores pretendem usar o décimo terceiro salário principalmente para pagar dívidas (38%) ou para presentear durante as festas de fim de ano (24%).
O levantamento foi realizado com 892 consumidores do comércio varejista, nos dias de 01 e 02 de outubro de 2024, homens e mulheres com idade igual ou maior que 18 anos de todas as classes econômicas, residentes em Manaus, via Google Forms, aplicativo de mensagens instantâneas e entrevistas pessoais.