*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
Dos oito deputados federais eleitos no pleito de 2018, somente três deles podem retornar à Câmara após as eleições 2022, de acordo com a pesquisa divulgada nesta semana pela empresa Perspectiva Mercado e Opinião.
Pela pesquisa: o deputado José Ricardo (PT), primeiro colocado com 9,3% das intenções de voto; Capitão Alberto Neto (Republicanos), que figura na quarta posição com 7,8%; e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL), que aparece em oitavo com 4,8%.
Os outros parlamentares eleitos em 2018 não aparecem nas oito primeiras posições referentes às cadeiras disponíveis para o estado do Amazonas na casa legislativa.
Silas Câmara (Republicanos) ficou em 7º lugar em 2018, enquanto na pesquisa aparece em 9º, abaixo de Marcelo Ramos. Delegado Pablo (PSL), 2º colocado no pleito de 2018, eleito na onda conservadora, aparece em 14º lugar. Átila Lins (PP), em 2018, ocupou a 3ª colocação; na pesquisa, aparece em 13º. Sidney Leite (PSD), em 2018, conseguiu a sétima cadeira da Câmara; na pesquisa, está em 17º. Por último, o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade), ocupante da oitava cadeira em 2018, não é citado na pesquisa de opinião feita pela Perspectiva.
Por outro lado, políticos que não conseguiram se reeleger em 2018, auge do antipetismo e do bolsonarismo no Brasil, são cogitados para assumir as vagas na câmara baixa do legislativo federal.
Surpresa
Dentre os outros nomes cotados para a Câmara estão o do vereador de Manaus Amom Mandel (sem partido), segundo colocado na pesquisa com 8,7%; a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), terceira colocada com 7,8%; o ex-deputado Alfredo Nascimento (PL), quinto colocado com 6,3%; a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), que ocupa a sexta posição na pesquisa com 5,7%; e o apresentador de TV Mário César Filho em sétimo lugar, com 5,2%.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em Manaus e mais 11 cidades do Amazonas e possui uma margem de erro de 2,3% para mais ou para menos.
Confira a pesquisa completa aqui.