*Victoria Cavalcante – Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um pescador brasileiro, identificado como Romualdo Macedo Rodrigues, viveu um verdadeiro pesadelo após passar por um naufrágio e ficar 11 dias à deriva flutuando em um freezer no meio do Oceano Atlântico, e finalmente ser resgatado no Suriname, país da América do Sul, que faz fronteira com o Brasil.
Romualdo estava trabalhando no porto de Oiapoque, Amapá, no dia 1º de agosto, e pretendia passar 10 dias pescando, mas conseguiu cumprir apenas três, e sua pequena embarcação, que tinha fissuras na madeira, teve água invadida e foi ao fundo do mar, e para salvar sua vida, precisou ficar dentro de um freezer.
À 400 km da costa, o pescador que não sabe nadar, passou sede, fome, se encolheu dentro do eletrodoméstico e perdeu cerca de 5 Kg. Após muitas orações, ter a pele queimada pelo sol e ficar rodeado por tubarões, um grupo de pessoas encontrou o homem.
Romualdo foi resgatado no dia 11 de agosto e em entrevista ao programa Domingo Espetacular, da TV Record, com Roberto Cabrini, relatou como foi o resgate.
“Ouvi um barulho e tinha um barco em cima do freezer. Só que eles achavam que não tinha ninguém lá. Aí eles foram encostando devagar, minha vista já estava se apagando, aí eu falei: ‘Meu Deus, o barco’. Levantei meus braços e pedi socorro”, detalhou à reportagem.
Mesmo sendo resgatado, aochegar em terra firme, no Suriname, o homem recebeu os primeiros socorros, mas logo foi detido pela polícia local porque não tinha documentação. Ele ficou cerca de 16 dias em uma cela com outros presos e, segundo ele, não recebeu informação de porque estava privado de liberdade. “[Eu dizia]: Por que eu vou ficar aqui? Não matei, não roubei.”
Romualdo foi repatriado ao Brasil e levado ao Pará e disse que renasceu após ser resgatado e ganhar liberdade.
Veja o vídeo do resgate:
Leia mais:
Ribeirinhos ganham direito inédito de uso da terra no Amazonas após 16 anos de luta
Candidato Amazonino é convocado a apresentar defesa por infrações de tráfego aquaviário