*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Após o deputado Amom Mandel (Cidadania) sugerir que não iria concorrer à Prefeitura de Manaus em 2024, uma pesquisa realizada pelo instituto Perspectiva Mercado e Opinião entre ontem (30) e hoje (31) mostra que alguns candidatos herdariam parte de seus votos. O prefeito David Almeida (Avante) continua em primeiro lugar com 36,3% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com 13,8%.
O terceiro colocado é o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), com 13%. A reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair (Novo), é a quarta colocada com 2,8%, seguida pela secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, com 2,1%. O último colocado é o médico Israel Tuyuka, que trocou o Partido Socialismo e Liberdade (PSol) pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). O ex-candidato ao governo estadual tem 1,2% das intenções de voto.
Um dado interessante é que sem Amom Mandel na disputa, 21,4% dos entrevistados afirmam hoje não saber em quem votar ou não responderam à pesquisa. Outros 9,4% afirmou votar branco ou nulo.
Não foram feitos cenários de segundo turno. As eleições ocorrerão no primeiro domingo de outubro de 2024. Os nomes de Zé Ricardo (PT) – que admitiu poder se candidatar a vereador – e de Coronel Menezes – que está em indefinição partidária – não foram inseridos.