*Da Redação Dia a Dia Notícia
O animal que serviu de inspiração para personagem “Burro”, do filme “Shrek” (2001), morreu na última quinta-feira (2) aos 30 anos. Chamado de Perry, o animal vivia no parque Barron Donkeys, em Palo Alto, na Califórnia, Estados Unidos. As informações são do jornal O Globo.
“É com grande pesar que informamos que nosso querido burro do Barron Park, Perry, faleceu ontem, aos 30 anos de idade. Ele era um membro querido de nossa comunidade e sabemos que muitas pessoas serão tocadas por sua morte”, disse a organização do parque no Instagram.
O parque contou que Perry chegou no local ainda em 1997, com apenas três anos, e deu mais detalhes sobre a sua morte. “Em suas últimas semanas ele estava com dores e sofria cada vez mais de uma doença conhecida como laminite, que não tem cura”.
Em junho do ano passado, o parque já havia feito uma postagem pedindo doações para auxiliar no tratamento do animal que foi modelo da premiada animação da Dreamworks. Na época, a organização disse que Perry enfrentava dificuldades por conta da idade avançada, já que a expectativa de vida para a espécie varia de 27 a 40 anos.
Além da laminite, doença que causa inflamação nas lâminas do casco dos cavalos, entre os problemas de saúde citados pelo local estavam artrite e a síndrome de Cushing equina, doença endócrina que causa distúrbios hormonais.
Perry serviu de inspiração para o personagem de “Shrek” quando, em 1999, uma equipe de Pacific Data Images, empresa americana de animação posteriormente adquirida pela Dreamworks, visitou o parque para entender como a espécie se comportava. Segundo o site do Barron Donkeys, no entanto, os responsáveis doaram apenas 75 dólares para o pasto, e Perry não foi mencionado nos créditos do longa.