Search
booked.net
Search
Close this search box.

Permissão da CMM para usar novas tecnologias em ônibus é inconstitucional, decide TJAM

Julgamento ocorre após nova apreciação da Adin, aplicando entendimento do STF sobre o tema.

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas declarou inconstitucional o parágrafo 4.º do artigo 257 da Lei Orgânica do Município de Manaus, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (6/10), na Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 1003594-47.2005.8.04.0000, que tem como requerente o prefeito de Manaus.

O trecho declarado inconstitucional diz que: “Nenhuma nova tecnologia poderá ser implantada no sistema de transporte coletivo do município de Manaus sem prévia autorização legislativa”.

A decisão ocorreu em reapreciação da Adin, após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o retorno do processo ao colegiado, para aplicar o entendimento da Corte Superior.

O Supremo tem reiteradamente decidido pela inconstitucionalidade de dispositivos legais que estabelecem a necessidade de prévia aprovação legislativa para a atuação, pelo Executivo, quanto às políticas relativas aos serviços essenciais, pela inexistência de previsão sobre o tema na Constituição Federal, registra o ministro Marco Aurélio Melo, relator do Recurso Extraordinário 614.963/AM.

Anteriormente, em 2008, o Pleno do TJAM julgou improcedente a ação, por unanimidade de votos, em desarmonia com o parecer ministerial, considerando “que não haveria óbice para que a implementação de atividade inerente à prestação de serviço público essencial pelo Poder Executivo fosse condicionada à prévia autorização do Poder Legislativo”, segundo o relatório do processo. “À época, o colegiado concluiu que a condição conferia maior legitimidade democrática à gestão do serviço público de transporte municipal”, explica a relatora da Adin, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura.

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.