Manaus, domingo 14 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Pentecostes reuniu 70 mil pessoas no Sambódromo de Manaus no domingo (8)

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

“No Espírito Santo, Peregrinos de Esperança” foi o tema da Solenidade de Pentecostes realizada pela Arquidiocese de Manaus, nesse domingo (8), no Centro de Convenções – Sambódromo. Cerca de 2 mil voluntários trabalharam para que essa festa da unidade fosse realizada de maneira organizada e celebrativa. A celebração contou com a presença de 70 mil fiéis advindos de diversas comunidades e municípios da região metropolitana, conforme apontou a Polícia Militar. 

Durante a homilia, Dom Leonardo destacou a necessidade de agradecer ao Espírito Santo por dar vida e conduzir a sua Igreja, fazendo que cada cristão seja um testemunho de esperança e de fé. “Nos seus momentos mais difíceis, nos seus momentos de maior pecado, foi ele que conduziu e continua a conduzir. E nós o experimentamos, pois o recebemos, o Espírito Santo no Batismo e o recebemos de modo especial no nosso Crisma. Sim, foi soprado sobre nós um Espírito novo, um Espírito de justiça, um Espírito de esperança, por isso somos todos peregrinos de esperança, porque foi soprado sobre nós, foi ungido em nós o Espírito. É por isso que peregrinamos nesse mundo, caminhamos nesse mundo com esperança, porque recebemos o sopro do Espírito, a vida nova […] O sopro que recebemos é forte. Nos conduz, nos ilumina, modifica os nossos passos, aquece os nossos corações, mas é suave”, destacou o arcebispo.

Conforme explicou o Cardeal Steiner, devemos todos deixar o Espírito santo agir para que testemunhemos a salvação e a esperança. “Quando o Espírito novo penetra em nós, somos enviados a anunciar o mundo do novo, do ressuscitado, o mundo da vida nova. Somos enviados para testemunhar que Jesus venceu a morte, para anunciar e dizer o Espírito está sobre nós, está em nós e nos envia ao encontro dos pequenos, dos pobres, dos injustiçados, aqueles que ninguém quer, aqueles que não têm ninguém, é para onde o que o Espírito nos envia, é para eles e para elas que o Espírito nos envia […] Por isso, somos testemunhas da esperança, o ano santo da esperança, o ano da redenção da esperança. Que cada um de nós, na sua família, na sua comunidade, seja testemunha da esperança. Esperança da vida nova, do sopro do Espírito. Todos nós recebemos o Espírito, e esse sopro nós queremos transmitir aos outros, para que imbuídos do Espírito permanecem sempre na esperança” finalizou o cardeal.

Programação oportunizou atos para obter indulgência plenária

Neste ano jubilar, que oferece aos cristãos a indulgência plenária (que perdoa toda a pena temporal dos pecados já perdoados no que diz respeito à culpa), a partir do cumprimento de ato ao qual a Igreja agrega a indulgência. O Pentecostes deste ano ofereceu esta oportunidade criando espaço para confissões e oferecendo a Eucaristia durante a celebração, mas também fazendo um ato de misericórdia, através da caridade, da doação de alimentos para quem passa fome. Segundo a secretária executiva da Cáritas de Manaus, Daniele Rodrigues, foram arrecadados 10 toneladas de alimentos não perecíveis.

Educação Ambiental para o cuidado com o espaço celebrativo

Neste ano, dentre as equipes de serviço também estiveram os Educadores Ambientais que trabalharam para manter a limpeza do lugar e orientando as pessoas a contribuirem com a limpeza do espaço, ressaltando a importância de separar todos os resíduos que podem ser destinados à reciclagem. Uma das medidas para reduzir a quantidade de resíduos foi disponibilizar folha de cânticos digital e não distribuir envelopes para oferta, permitindo que esta seja feita por transação bancária (Pix).

Além disso, uma parte da equipe esteve pela manhã para garantir que o Sambódromo estivesse limpo para receber os fiéis durante a celebração, às 17h. Houve um esforço maior por parte dos educadores, com a ajuda das demais equipes para retirar todos os resíduos deixados do evento realizado no local no dia anterior.

Durante a celebração eucarística, no momento da preparação das oferendas, também houve importante ato para conscientizar os presentes para o cuidado com a Casa Comum, com a oferta de mudas de plantas e produtos feito com materiais recicláveis.

E ao final da celebração do Pentecostes houve um trabalho importante de recolhimento dos resíduos, permitindo entregar o ambiente limpo, conforme prometido nas reuniões preparatórias do evento.

Voluntários que ajudaram a organizar o espaço celebrativo

Padre Geraldo Bendaham, da Coordenação de Pastoral Arquidiocesana, que esteve na coordenação direta do evento, afirmou que o Pentecostes tem sido uma celebração construída a muitas mãos, com a ajuda de muita gente que, de forma voluntária, prepara o ambiente, organiza a liturgia e articula parcerias para garantir segurança, ambiente limpo e acolhedor.

“Foram mais de duas mil pessoas envolvidas na preparação, divididas em diversas equipes. Também firmamos parcerias com instituições como a polícia militar, o corpo de bombeiro, a Cruz Vermelha Brasileira que se colocou à disposição de modo gratuito para apoiar os primeiros socorros; bombeiros civis e todo o sistema de saúde da Prefeitura e do Governo do Estado, assim como o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que esteve presente e monitorou tudo para dar segurança a todo público que vai estar lá presente no Pentecostes”, afirmou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.