*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) estão monitorando a qualidade do ar em Manaus, que está coberta por fumaça pelo segundo dia consecutivo devido a focos de queimadas em municípios do Amazonas. Dependendo da evolução da situação, o município poderá adotar medidas para proteger a saúde da população, como ocorreu no ano passado.
De acordo com dados do programa “Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 706 focos de queimadas em todo o Estado do Amazonas entre sexta-feira, 9, e domingo, 11 de agosto. No entanto, não houve registro de focos de queimadas na capital, Manaus, nesse mesmo período.
A Semmasclima informou que, segundo o Inpe, 29 focos de queimadas foram identificados nos municípios da Região Metropolitana de Manaus: Manacapuru (9); Autazes (8); Careiro (5); Careiro da Várzea (5); Itacoatiara (2); e Manaquiri (1).
Entre 9 e 11 de agosto, a Semmasclima recebeu 16 denúncias de queimadas urbanas, todas relacionadas à queima de resíduos em quintais ou terrenos abandonados. Segundo Susy Pinheiro, chefe da fiscalização da secretaria, esses focos urbanos são pequenos e geralmente ocorrem durante a noite, não sendo responsáveis pela densa fumaça que encobre a cidade.