*Da Redação Dia a Dia Notícia
As tenentes-coronéis intendentes Susan Kelly Prado Andrade e Carla Alessandra Cardozo Pizete assumiram, nesta sexta-feira (24), a chefia de organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) em Manaus. Esta é a primeira vez na história que duas mulheres ocupam os cargos simultaneamente na capital amazonense.
A cerimônia de posse aconteceu na Base Aérea de Manaus, com a presença de militares e familiares das novas comandantes. Durante o evento, o major-brigadeiro intendente Marcelo Brasil de Carvalho de Fonseca destacou o simbolismo desse marco para a FAB, enfatizando a igualdade de gênero na força. Andrade expressou a satisfação de ser pioneira na região, ressaltando o avanço das mulheres em espaços militares, enquanto Pizete celebrou a confiança recebida e se comprometeu a representar as mulheres com dedicação.
A nova chefe do GAP-MN destacou que é muito gratificante ser pioneira no estado, principalmente pelo fato de estar na Amazônia – região que classificou como a “principal joia do País”. Ela também destacou que os espaços militares estão cada vez mais ocupados por mulheres.
O GAP-MN, comandado por Andrade, é responsável pelas áreas administrativas e financeiras da Base Aérea de Manaus, incluindo o setor de pessoal e subsistência. O novo marco reflete a crescente presença feminina em funções de liderança dentro das Forças Armadas.
Sobre o GAP-MN
O Grupamento é uma organização militar responsável pela parte administrativa e financeira da Base Aérea de Manaus (BAMN). Também é a entita responsável pelo departamento de pessoal e setor de subsistência