*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza nesta sexta-feira (6) a primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato. Após uma semana marcada pela posse e transmissões de cargos, os 37 ministros se encontraram com o presidente no Palácio do Planalto.
Por meio das redes sociais, o presidente afirmou que a reunião será para organizar os trabalhos na primeira semana da presidência. “Estou otimista com o início do governo. Pegamos a casa mal cuidada, mas já estamos trabalhando, porque nossa responsabilidade é muito grande com o povo brasileiro”, destacou.
Hoje temos a primeira reunião ministerial, para organizar os trabalhos na primeira semana de presidência. Estou otimista com o início do governo. Pegamos a casa mal cuidada, mas já estamos trabalhando, porque nossa responsabilidade é muito grande com o povo brasileiro. Bom dia!
— Lula (@LulaOficial) January 6, 2023
Em outra publicação, Lula afirmou que a reunião ministerial “só tem horário pra começar”.
Um assunto dado como certo a ser debatido no encontro é a saia justa causada pelo ministro da Previdência, o presidente do PDT Carlos Lupi. Ao tomar posse, Lupi propôs a realização de uma “antirreforma” da Previdência, com a retomada de antigas regras previdenciárias derrubadas pela reforma aprovada no primeiro ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No entanto, a tal “antirreforma” não foi combinada com Lula ou com os demais integrantes do governo. A reunião deverá firmar o compromisso entre os ministros de não fazer anúncios por conta própria e de assuntos que não estejam previamente combinados.
Os ministros receberam o convite na noite da terça-feira (3). O convite não teve uma pauta específica, mas é esperado que Lula discurse e apresente os principais ações previstas para o início do governo.