Search
booked.net
Search
Close this search box.

“PEC da Vingança” é rejeitada na Câmara dos Deputados; saiba como deputados do AM votaram

Caso fosse aprovada, na prática a autonomia do Ministério Público poderia ser comprometida, colocando em risco ações de combate à corrupção.

*Da Redação – Dia a Dia Notícia

A ampliação de Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foi rejeitada em plenário na Câmara dos Deputados em votação no dia 20 de outubro. O substitutivo do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/21 contou com 297 votos a favor, 182 contra e quatro abstenções, porém faltaram 11 votos para que fosse obtido o mínimo de apoio necessário, de 308 deputados.

A bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados ficou dividida, com quatro votos favoráveis e quatro votos contrários. Os deputados Átila Lins (PP), José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PL) e Silas Câmara (Republicanos) tiveram votos favoráveis. Já os deputados Delegado Pablo (PSL), Sidney Leite (PSD), Bosco Saraiva (Solidariedade) e Capitão Alberto Neto (Republicanos) votaram contra a PEC.

Caso fosse aprovada, na prática a autonomia do Ministério Público poderia ser comprometida, colocando em risco ações de combate à corrupção. Por ser considerada uma forma de ampliar o controle externo em relação ao MP e vir em resposta a Operação Lava Jato, foi apelidada de “PEC da Vingança”.

Um ponto negativo seria que o CNMP poderia, por meio de procedimentos não disciplinares, rever ou desconstituir atos que constituíssem violação de dever funcional dos membros, após a devida apuração em procedimento disciplinar ou em procedimento próprio de controle. A crítica em relação a este ponto é que os parâmetros eram vagos e o órgão deveria ser apenas administrativo.

Com a rejeição, o Plenário deve analisar o texto original da PEC apresentado pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que mantém a composição do Conselho Nacional do Ministério Público em 14 membros, porém retira a vaga nata do MP do Distrito Federal e Territórios. Com isso, a Câmara dos Deputados e o Senado irão eleger mais um conselheiro, que fará parte do MP. Em relação ao corregedor nacional do MP, poderá vir do MP.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.