O deputado estadual Roberto Cidade (PV) acaba de ser eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) na tarde desta quinta-feira por 16 votos favoráveis. Ele disputou o cargo contra o deputado estadual Belarmino Lins (PP). A bancada governista vê a medida como um “golpe” encabeçado por um grupo de deputados insatisfeitos com sua candidata, a deputada estadual Alessandra Campêlo.
A eleição ocorreu após uma sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que causou muita discussão nesta quinta-feira, dia 3, no Plenário Ruy Araújo quando foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 05, que muda a data da votação. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a proposta que altera data de votação para a presidência da casa. Na prática, trata-se de uma ‘eleição surpresa’.
A regra determina que essa votação será realizada na última sessão do ano. A nova propositura estabeleceu qualquer data 30 dias antes do encerramento das atividades no ano corrente.
A pauta foi aprovada pela CCJ e apresentada no plenário. Dos 20 deputados presentes por meio presencial e videoconferência, apenas Abdala Fraxe, Saulo Viana, Joana Darc e Alessandra Campelo foram contrários.
Outra parlamentar contrária à votação foi a deputada Joana Darc, que igualmente criticou que o ex-aliado do governador, Roberto Cidade, teria até tentado “comprar” votos dos deputados.
A deputada Alessandra Campêlo voltou para o plenário e também criticou Roberto Cidade e disse que havia recebido um ‘print’ de uma mensagem.
O presidente da Aleam, deputado Josué Neto anunciou um recesso de 1 hora para a formação de chapas e voltaram depois de uma hora.
A escolha dos novos membros da Mesa Diretora começou com a vice-presidente da Aleam, deputada Alessandra Campêlo, afirmando que o regimento interno estava sendo atropelado e chamou os colegas de “golpistas, gananciosos e burros”. Segundo Campêlo, para que a eleição fosse realizada na tarde desta quinta-feira, o regimento interno da Casa também deveria ser alterado.
“Essa não é a eleição da Mesa Diretora. É o golpe dado, liderado pelo deputado Roberto Cidade, para derrubar o governador, o qual ele estava na casa sexta-feira pedindo ‘pelo amor de Deus’ para ser o candidato e, ao ser preterido, demonstrou a sua verdadeira intenção”, completou Campêlo.
Após a votação, a deputada do MDB pediu a anulação da eleição, mas o presidente da Aleam indeferiu o pedido e declarou Cidade o novo presidente da Casa.
Nova Mesa Diretora
Além de Roberto Cidade, a chapa vencedora é composta por Josué Neto (1° vice-presidente), Mayara Pinheiro (2ª vice-presidente), Adjuto Afonso (3° vice-presidente), Delegado Péricles (secretário-geral), Álvaro Campelo (1° secretário), Sinésio Campos (2° secretário), Fausto Júnior (terceiro secretário), Felipe Souza (ouvidor) e Therezinha Ruiz (corregedora).