Manaus, quinta-feira 8 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

PC-AM prende homem e apreende fuzis e mais de 400 munições em São Paulo de Olivença

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante um homem de 20 anos e apreendeu dois fuzis de grosso calibre e mais de 400 munições durante uma operação realizada em São Paulo de Olivença (a 1.235 quilômetros de Manaus), no interior do estado, nesta quarta-feira (7). O armamento estava armazenado em uma embarcação atracada no porto do município.

A polícia apreendeu dois fuzis, de calibre 762 x 51 (AK-47) e de calibre 762 x 39 (FAL), além de mais de 400 cartuchos.

Conforme as informações do delegado Paulo Mavignier, o armamento estava sendo utilizado para escoltar cargas de drogas no Amazonas e é empregado em confrontos contra forças policiais tanto no país vizinho quanto no estado.

“O delegado Igor Nunes, titular de São Paulo de Olivença, fez a apreensão de dois fuzis venezuelanos: um AK-47 e um FAL, ambos no calibre 7,62. Esses fuzis possivelmente estavam sendo levados de Tabatinga para Manaus, escoltando uma carga de entorpecentes, e depois retornariam à fronteira para escoltar uma nova remessa. Essas armas são usadas em confrontos, já houve diversos embates com as forças policiais do Amazonas, e seguimos trabalhando para descobrir quem era o destinatário e quem enviou esse armamento”, explicou Mavignier.

O delegado detalhou os tipos de armas e suas origens, além de destacar que o jovem preso confessou que esta já era a segunda vez que fazia a escolta armada de entorpecentes pela mesma rota.

“Ele alega que foi abordado por um homem que pediu para transportar a caixa com o armamento, sabendo do que se tratava, e ofereceu a quantia de R$ 3.000. Existe um contato que entregou a mercadoria para ele levar. Ele era apenas a ‘mula’, o transportador do armamento. Vale ressaltar que muitos armamentos militares venezuelanos circulam na região, abastecendo e estruturando o crime organizado ligado ao narcotráfico. São dois fuzis calibre 7,62: um 7,62×51, que é o FAL, de origem austríaca, mas pertencente ao exército venezuelano, e o outro uma AK-47 possivelmente de origem russa, no calibre 7,62×39”, detalhou.

Nas imagens, um dos agentes aparece retirando o material ilícito de um compartimento da embarcação. Em outro momento, um policial civil exibe o armamento e a grande quantidade de munição de grosso calibre apreendida.

As investigações continuarão para apurar a origem e o destino do material e o envolvimento de outras pessoas na ação. Já o suspeito responderá por posse ilegal de arma de fogo ou munição de uso restrito, e ficará à disposição da Justiça.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.