*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Renunciando um direito legal, o partido Novo devolveu aos cofres do Tesouro Nacional o valor de R$ 89,2 milhões, que seriam usados como recursos do Fundo Eleitoral, também chamado de ‘Fundão’ e promete fazer campanha sem dinheiro público.
Segundo informações do site UOL, o partido enviou um ofício na última segunda-feira (22), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicando a renúncia das verbas destinadas ao financiamento de campanha política deste ano.
No ofício enviado ao TSE, o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, declarou que a devolução da verba poderá ser convertida em “gastos em saúde, segurança e educação e não em campanhas milionárias”. O partido ainda defendeu ser o “único a respeitar o dinheiro do cidadão”.
O diretor-geral do tribunal, Rui Moreira, aceitou o pedido de devolução e encaminhou uma guia de recolhimento dos valores à União.
O Novo foi um dos principais críticos à Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pelo Congresso no ano passado, que estabeleceu repasses de R$ 4,9 bilhões do Fundo Eleitoral para o financiamento de campanhas nas eleições deste ano.
Embora a sigla não conte com esses recursos, ela é a principal beneficiária, até o momento, de doações milionárias realizadas por grandes empresários.