*Da Redação – Dia a Dia On-line
De acordo com os dados da Justiça Eleitoral com base nos cadastros de pré-candidatos, 59 policiais devem disputar as eleições municipais em Manaus este ano. Desses, 43 policiais militares e 16 policiais civis. O número é 73,5% maior que em 2016, quando 34 policiais se candidataram, 28 policiais militares e 6 policiais civis.
A maioria registrou a candidatura com as patentes e cargos policiais no nome usado na urna como: coronel, capitão, sargento, delegado entre outros. Os militares são a maioria dos policiais que registraram candidatura em Manaus.
Entre os PMs, 13 oficiais se licenciaram dos cargos públicos para concorrer às eleições, um deles, o Ten. Cel Augusto César ‘Pittbull’ é candidato a vice-prefeito na chapa do pré-candidato Chico Preto (DC). O capitão Carpê Andrade, que seguiu os passos do deputado federal e pré-candidato ao cargo de Prefeito, capitão Alberto Neto, concorre ao cargo proporcional. O capitão Carpê e o deputado federal capitão Alberto Neto foram os indicados da Associação dos oficiais.
Entre os 43 PMs, mais da metade são mulheres, a TC Jadna Barros (PSL), diretora do Colégio Militar da Polícia Militar V (CMPM V), e outras 22 mulheres são pré-candidatas aos cargos de vereador em Manaus.
A polícia civil terá 16 candidatos concorrendo às eleições, o delegado Costa e Silva (Patriota) é pré-candidato a vice-prefeito na chapa do pré-candidato Alfredo Menezes (Patriota).
Os delegados João Tayah (PT), delegado Mauro Duarte (PV), delegado Mariolino Brito (Solidariedade), que já foi delegado-geral da PC, devem concorrer aos cargos proporcionais. Entre os PCs, três são mulheres, entre elas a delegada Débora Mafra (PSC), que atuou na delegacia especializada de proteção à mulher.
Os militares reformados, que na eleição passada eram 8, este ano 10 devem disputar o pleito. Já o número de membros das forças armadas diminuiu, em 2016 eram 5 candidatos, este ano apenas 2 registraram a candidatura na capital amazonense.
