Manaus, sábado 27 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Participação de policiais nas eleições aumenta 73,5% em Manaus

*Da Redação – Dia a Dia On-line

De acordo com os dados da Justiça Eleitoral com base nos cadastros de pré-candidatos, 59 policiais devem disputar as eleições municipais em Manaus este ano. Desses, 43 policiais militares e 16 policiais civis. O número é 73,5% maior que em 2016, quando 34 policiais se candidataram, 28 policiais militares e 6 policiais civis.

A maioria registrou a candidatura com as patentes e cargos policiais no nome usado na urna como: coronel, capitão, sargento, delegado entre outros. Os militares são a maioria dos policiais que registraram candidatura em Manaus.

Entre os PMs, 13 oficiais se licenciaram dos cargos públicos para concorrer às eleições, um deles, o Ten. Cel Augusto César ‘Pittbull’ é candidato a vice-prefeito na chapa do pré-candidato Chico Preto (DC). O capitão Carpê Andrade, que seguiu os passos do deputado federal e pré-candidato ao cargo de Prefeito, capitão Alberto Neto, concorre ao cargo proporcional. O capitão Carpê e o deputado federal capitão Alberto Neto foram os indicados da Associação dos oficiais.

Entre os 43 PMs, mais da metade são mulheres, a TC Jadna Barros (PSL), diretora do Colégio Militar da Polícia Militar V (CMPM V), e outras 22 mulheres são pré-candidatas aos cargos de vereador em Manaus.

A polícia civil terá 16 candidatos concorrendo às eleições, o delegado Costa e Silva (Patriota) é pré-candidato a vice-prefeito na chapa do pré-candidato Alfredo Menezes (Patriota).

Os delegados João Tayah (PT), delegado Mauro Duarte (PV), delegado Mariolino Brito (Solidariedade), que já foi delegado-geral da PC, devem concorrer aos cargos proporcionais. Entre os PCs, três são mulheres, entre elas a delegada Débora Mafra (PSC), que atuou na delegacia especializada de proteção à mulher.

Os militares reformados, que na eleição passada eram 8, este ano 10 devem disputar o pleito. Já o número de membros das forças armadas diminuiu, em 2016 eram 5 candidatos, este ano apenas 2 registraram a candidatura na capital amazonense.

O aumento no registro de candidaturas de policiais militares aumentou em todo o Brasil, na onda que, segundo especialistas, foi influenciada pela eleição de um militar ao cargo de presidente no Brasil.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.