*Da Redação Dia a Dia Notícia
Parte de um prédio acabou cedendo na manhã desta segunda-feira (28/03) e assustou moradores na avenida Epaminondas, no Centro, nas proximidades do Atlético Rio Negro Clube. Conforme testemunhas, a estrutura já estava comprometida por ser antiga e estava abandonada. Não houve pessoas feridas, apenas a fiação elétrica foi puxada pela estrutura no momento que desabou.
A energia precisou ser desligada e uma faixa da via precisou ser isolada. Equipes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estiveram no local e orientaram os condutores de ônibus que precisam passar pela área. O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) interditou o imóvel por risco de novo desabamento.
Acionada, a Defesa Civil iniciou o processo de vistoria e avaliação das estruturas, para que as residências próximas do prédio afetado possam ser liberadas ou não. De acordo com o secretário executivo da pasta, Fernando Junior, a prioridade agora é demolir as paredes que ainda oferecem risco e liberar acesso aos pedestres.
“O incidente ocorreu por volta das 7h e desde as 8h a Defesa Civil está atuando, junto com a nossa equipe de engenharia que está vistoriando e fazendo a avaliação necessária para garantir a segurança dos transeuntes e dos moradores das residências ao lado que nesse momento ainda correm risco de serem afetados”, ressaltou.
O prédio danificado está nas listas de interesse de preservação e de imóveis abandonados na área central de Manaus. A responsabilidade pela manutenção, preservação e segurança do edifício cabe ao proprietário, por se tratar de uma propriedade particular.