Search
booked.net
Search
Close this search box.

Parlamentares do Amazonas cobram Bolsonaro e Paulo Guedes sobre decreto do IPI que prejudica Zona Franca

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Os parlamentares do Amazonas têm cobrado o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a isenção da Zona Franca de Manaus dos efeitos do decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O presidente havia prometido ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União), que o decreto seria reeditado e republicano até o final de março.

A poucos dias do prazo final, deputados e senadores aumentaram as cobranças ao governo. O senador Omar Aziz (PSD-AM) cobrou na tribuna da casa legislativa a promessa de reedição do decreto, questionando ainda as prioridades do Ministério da Economia.

“A quem interessa reduzir o Imposto de Importação sobre produtos de telecomunicações? Eu não sei, mas tem algo submerso que a gente precisa mergulhar e saber quem está interessado na redução do II, porque o que o ministro Paulo Guedes está fazendo prejudica muito a Zona Franca”, afirmou Omar.

Marcelo trava pautas

Na Câmara Federal, o vice-presidente da casa Marcelo Ramos (PSD-AM) tirou de pauta a votação do projeto de lei que trata da realocação de R$ 2,5 bilhões para o Plano Safra. O parlamentar amazonense, em entrevista à coluna Radar Econômico, da revista Veja, afirmou que só irá liberar a pauta se o governo federal cumprir o acordo firmado com a bancada amazonense.

Da parte do legislativo, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga (MDB-AM) votariam a favor do projeto do ICMS dos combustíveis, de interesse do executivo, em troca do cumprimento da promessa de reeditar o decreto que reduziu o IPI. A contrapartida do governo Bolsonaro ainda não aconteceu.

Serafim critica ameaça de Paulo Guedes

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB-AM) repudiou a intenção do ministro da Economia, Paulo Guedes, em reduzir a alíquota de IPI, desta vez para 35%. Na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nessa terça-feira (22/03), o líder do PSB pediu que Bolsonaro cumpra sua palavra e não prejudique mais a ZFM.

“O ministro Paulo Guedes veio e disse que vai fazer uma redução de 35% no IPI. De uma só tacada, ele mexe com os 25 estados, o Distrito Federal, além de 5.700 municípios, que perdem receita, e cria condições bastante adversas para a ZFM”, lamentou Serafim.

O deputado relembrou que o prazo final é 31 de março, na próxima semana, “o que deixa todo mundo de orelha em pé”.

“Quero aqui cobrar do presidente da República o cumprimento da palavra, porque se for para no dia 31 de março sair um outro decreto reduzindo em 35%, ele vai aprofundar o poço, ao invés de salvar quem está no fundo do poço”, concluiu.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.