Search
booked.net

Parecer de PGR pode validar eleição de Roberto Cidade na ALE-AM

Foto: Joel Arthus

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet Branco, emitiu um parecer no Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (13), para referendar a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, que ocorreu em dezembro do ano passado. A situação é semelhante ao que ocorre com o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, que foi reeleito em 2024.

O recente parecer do PGR explica que o pleito de Alagoas foi legítimo porque a quarta eleição ocorreu antes de janeiro de 2021, quando o supremo Tribunal Federal  (STF) limitou as reeleições nos parlamentos.

Para Gonet, o caso de Alagoas garante a reeleição. “Na espécie, a decisão reclamada concluiu que as eleições de fevereiro de 2019 (biênio 2019-2020) e novembro de 2020 (biênio 2021-2022) para a diretoria da Assembleia Legislativa de Alagoas não poderiam ser consideradas para fins de inelegibilidade, porque ocorreram antes de janeiro de 2021 e não houve burla ao entendimento do STF. A decisão não se afastou, portanto, do exato entendimento adotado nos paradigmas apontados na petição inicial”, explicou.

Em outro trecho do parecer, o procurador afirma. “O STF deu interpretação conforme a Constituição Federal para estabelecer a possibilidade de única reeleição ou recondução sucessiva ao mesmo cargo da Mesa Diretora, mantida a composição da Mesa de Assembleia Legislativa eleita antes da publicação da ata de julgamento da ADI n. 6.524/DF. Fixou, na oportunidade, a tese de que ‘não serão consideradas, para fins de inelegibilidade, as composições eleitas antes de 7 de janeiro de 2021, salvo se configurada a antecipação fraudulenta das eleições como burla ao entendimento do Supremo Tribunal Federal”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.