*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um paraquedista passou por um susto extremo durante um salto em grupo em Queensland, Austrália, ao ficar preso na asa de um avião depois que seu paraquedas reserva abriu acidentalmente e se enroscou na aeronave. O incidente foi confirmado pelo órgão de segurança aérea do país, ATSB.
Para conseguir se soltar, ele pegou uma faca e cortou as linhas do paraquedas preso. Depois caiu em queda livre, abriu o paraquedas principal e conseguiu pousar, sofrendo apenas ferimentos leves.
Dentro do avião, o piloto percebeu que algo estava errado porque o paraquedas preso mudou o equilíbrio da aeronave. Com a situação instável, 13 paraquedistas tiveram que saltar rapidamente. Mesmo com danos na cauda, o piloto conseguiu pousar em segurança e declarou “mayday” durante a emergência.
A investigação do ATSB apontou que o avião estava com peso e balanceamento fora do ideal e que o piloto não estava usando oxigênio, o que é obrigatório em grandes altitudes.
A Federação Australiana de Paraquedismo disse que o caso mostra a importância de revisar procedimentos de segurança e melhorar o design da alça do paraquedas reserva, que pode enroscar com facilidade.
