Search
booked.net
Search
Close this search box.

Pandemia: Manaus tem redução de 30% de usuários no transporte coletivo

O transporte coletivo na capital amazonense registrava uma média de 600 mil passageiros por dia, desde o início da pandemia o número diminuiu e hoje a média é de 420 mil, uma redução de 30%.

*Da Redação Dia a Dia On-line

A pandemia mudou a rotina de muitas pessoas em Manaus e essa mudança pode ser percebida no uso do transporte coletivo e nos terminais de integração da cidade. O transporte coletivo na capital amazonense registrava uma média de 600 mil passageiros por dia, desde o início da pandemia o número diminuiu e hoje a média é de 420 mil, uma redução de 30%. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), não houve redução nas linhas de ônibus, atualmente são 228, mas na circulação de pessoas.

De acordo com levantamento da Rede Nossa São Paulo e do Ibope Inteligência, divulgado nesta semana, o estudo revela que, pela primeira vez desde 2017, a quantidade de pessoas que utilizam um meio de transporte particular ou individual supera a parcela de quem opta pelo sistema público municipal, em São Paulo, no caso. As parcelas equivalem a 52% e 48%, respectivamente.

Apesar de a diferença ser pequena, o dado indica uma transformação radical já que há três anos o volume de passageiros do transporte público municipal representava 65% do total. Em 2017, os ônibus municipais eram o meio de transporte de 47% das pessoas e, neste ano, passaram a ser a escolha de 35% delas.

A porcentagem, ainda em SP, daqueles que optam pelo metrô como meio de transporte também sofreu a queda de 13% para 8%, como efeito das mudanças de hábito provocadas no contexto da crise sanitária. Quanto ao volume de passageiros das linhas de trem, a variação foi de 4% para 2%.

Ao mesmo tempo em que a população usa menos o transporte coletivo para evitar o contágio de covid-19, cresce de 22% para 25% a parcela dos que preferem usar automóveis, e de 8% para 15% a dos que preferem andar a pé. O mesmo comportamento ocorre em relação ao uso de aplicativos de transporte, que aumentou de 2% para 6%, e táxis, que hoje representa 3%.

 

Em Manaus, a secretária escolar Lidiane Félix é usuária do transporte coletivo, mas conta que tem evitado andar de ônibus nos últimos meses. Ela tem optado por alternar em transporte por aplicativo e ir andando para o trabalho.

 

“Tento evitar, devido ao atual momento. Nos últimos tempos tenho usado mais uber, pego carona com uma amiga ou volto andando, moro perto da escola”, disse Lidiane que também falou sobre os cuidados que toma quando precisa utilizar o transporte coletivo.

 

 

Ela disse ainda que não entra em ônibus se tiver aglomeração. “Se tiver de sair de ônibus, tento ir de boa. Tento pegar ônibus mais vazios, até mudo a linha se for o caso, e sempre tento ficar na parte com menos pessoas. Os cuidados em casa são colocar a roupa para lavar assim que chego, o mesmo faço com as máscaras”.

 


A servidora pública Janaína Bruce conta que evita sair de ônibus e adotou medidas para prevenção como evitar aglomeração e dividir a gasolina com uma amiga para ir ao trabalho, ela também tem aumentado a frequência no uso do transporte por aplicativo.

“A escolha por carro particular, seja em carona ou transporte por aplicativo, pra mim é a opção mais segura de prevenção. Tenho evitado andar de ônibus por conta da aglomeração e da falta de respeito da população em não seguir as orientações de prevenção”, disse Janaína.

Mas nem todo mundo tem dinheiro a mais disponível para circular por transporte por aplicativo e, quando necessário, utiliza o transporte de ônibus.

A  estudante Carla Menezes conta que só sai de casa por necessidade, sem aulas ela segue de quarentena.

 

 

“Não tenho saído mesmo, as aulas na universidade estão suspensas e por onta disso não saio de casa, tenho receio da doença e sou consciente do risco. Se tenho que sair, opto por horários de menor circulação de pessoas, é difícil mas necessário para  que tudo isso passe logo”, contou a estudante.

 

 

 

Limpeza nos ônibus

A Prefeitura de Manaus informou que adotou estratégias de prevenção ao novo coronavírus no trânsito e transporte urbano com o reforço da higiene dentro dos ônibus. As ações serão intensificadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Entre as medidas estão a distribuição de cartazes e folders informativos para serem afixados dentro dos ônibus e nos terminais de passageiros; orientações sobre os cuidados a serem tomados pelas empresas e seus funcionários, como o hábito de manter as janelas dos veículos sempre abertas, para permitir a circulação de ar e a definição de um calendário de visitação às sedes das empresas e garagens dos ônibus, para verificar as condições de higienização interna e a limpeza dos filtros dos condicionadores de ar, para os ônibus que dispuserem deles.

Casos de Covid-19

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, em Manaus, foram notificados 171.469 casos de coronavírus, enquanto no interior do estado, o número chega a 203.907.

Entre pacientes em Manaus, há o registro de 2.738 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 1.567.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.