*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Palácio Rio Branco, localizado no Centro de Manaus, mesmo sob a vigilância da Guarda Municipal do prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), passou a ser alvo de furtos. As informações foram divulgadas pela Revista Cenarium, a partir de relatos de trabalhadores e moradores da área. O prédio histórico pertence ao Governo do Amazonas, mas foi cedido à prefeitura para funcionamento do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
De acordo com matéria da Revista Cenarium, recentemente, funcionários do colegiado precisaram deixar a estrutura e ir para uma nova sede por conta da insegurança. A situação é relatada por um denunciante, que preferiu não se identificar. “Esses furtos já vêm acontecendo há tempos, a Polícia Militar já esteve aí”. Apesar da saída dos funcionários municipais do local, o prédio continua sob a administração e responsabilidade do Executivo Municipal.
Há cerca de um mês, o Concultura passou a funcionar em frente ao Mirante Lúcia Almeida, na avenida 7 de Setembro, também no Centro da capital.
“Os ladrões conseguiram tirar eles [os funcionários] de lá”, disse o proprietário de um estabelecimento, que também afirmou que que a Guarda Municipal não age de forma efetiva contra os invasores. “Nós não entendemos até hoje a função deles”, comentou o empreendedor.
No ano passado, David Almeida afirmou, durante entrevista a uma rádio local, que a gestão transformaria o Palácio Rio Branco em um “grande museu”. Atualmente, o prédio segue desocupado e será devolvido ao governo do Estado.
Guarda Municipal
Em outubro do ano passado, o prefeito de Manaus anunciou um investimento de R$ 10 milhões destinado à reestruturação e modernização da Guarda Municipal. Os recursos foram oriundos de emenda do senador Eduardo Braga (MDB), aliado político e apoiador da candidatura à reeleição de David Almeida.
Na época, Almeida afirmou que os valores faziam parte da reestruturação e valorização da pasta. “Esses investimentos irão equipar ainda mais a Guarda Municipal. Nós iremos comprar 22 novas viaturas, viaturas de porte grande da marca Mitsubishi, viaturas de patrulhamento da marca Toyota, Yaris”, disse.