*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia
O álbum da Copa do Mundo 2022 tem se tornado uma febre entre os amantes do futebol e colecionadores de todo o Brasil. Em Manaus, muitos apaixonados pelo futebol se encontram em diversos pontos da capital e se divertem colando e trocando as figurinhas. Um dos principais pontos de trocas são os shoppings centers, que vem reservando espaços para o entretenimento.
O book começou a ser vendido no dia 12 de agosto de 2022 visando trazer as imagens com todos os jogadores das seleções que disputarão o torneio mundial no Qatar a partir do próximo dia 20 de novembro. O material conta com figurinhas de grandes nomes do futebol, como dos astros Cristiano Ronaldo, de Portugal, e Neymar, do Brasil.
Para a estudante aficionada pelo esporte bretão, Ana Gabriella Fontenele, de 18 anos, essa prática tem sido um meio de terapia, além disso, abrir os pacotes e encontrar os fenômenos do maior esporte do mundo traz um sentimento de êxtase.
“Para mim, trocar e colar figurinhas é terapêutico. Exclusivamente, por ser um álbum da Copa do Mundo, me deixa mais entusiasmada ainda porque fico ansiosa pra chegar a Copa e por todo aquele clima da nação unida pela nossa seleção. Tirando também que eu sou fã de futebol, então cada craque que eu tirava, eu pirava”, disse a estudante.
O livro também contém figurinhas raras, que são consideradas valiosas pelos colecionadores. Em entrevista ao Dia a Dia Notícia, Gabriele afirmou ter achado uma imagem especial, que para ela é inegociável. Ainda segundo a jovem, os cards podem chegar a R$ 1 mil. Entre elas, a mais valiosa, conforme as pesquisas, é a do camisa 10 da seleção canarinho, a imagem dourada de Neymar, porém é válido lembrar que o preço pode variar no mercado.
“Só pequei uma, e um amigo pegou a do Messi mas não quis me vender de jeito nenhum. A minha figurinha rara eu não vendo de jeito nenhum, mas tenho amigos que vendem por 100, 200 até 1000,00, tem doido pra tudo”, disse Ana.
A família Oliveira também costuma colecionar o álbum desde as Copas anteriores. O advogado Flaviano Oliveira, de 33 anos, começou a colar as fotos dos craques desde 2014, no torneio que ocorreu no Brasil, mas agora estende a prática para toda a família – esposa e dois filhos pequenos.
“Este ano está sendo bem especial pelo fato de estar fazendo com meus filhos e, como eles são crianças, é engraçado as reações que eles fazem ao abrir os pacotes”, disse Flaviano.
O advogado ainda contou que completou dois álbuns, um de capa dourada, que é o de colecionador e o outro comum.
Valores altos
Para os entrevistados, de maneira unânime, o custo de completar o álbum é alto. Em relação a 2014 e 2018, Flaviano ressaltou que este ano o valor dos pacotes “aumentaram muito, o que torna bem mais custoso”, apontou. “Como o álbum está em falta, acaba que os locais acabam cobrando mais caro para revenda”, afirmou Oliveira.
No total, um book pode chegar a R$680 (seiscentos e oitenta reais) na capital amazonense. É necessário entender que o consumidor ainda pode se deparar com materiais repetidos nos pacotes. “Eu sou fã, para quem tem condições vale a pena, mas infelizmente muita gente queria ter e não pode”, ressaltou Gabriella.
Locais de trocas em Manaus
Em Manaus, o público pode fazer as trocas de figurinhas repetidas em diversos pontos, como em Shoppings e espaços públicos. Segundo Oliveira, isso é diversão garantida para toda a família.
“Para as crianças depois de um tempo fica cansativo, mas é bem divertido sim, principalmente quando está próximo de completar o álbum”, disse Flaviano.
Gabrilla disse que passou mais de uma hora nesses ambientes e que é preciso tomar cuidado para não perder as propriedades, que são muitas: “era uma loucura”, informou.
“São no total 678 figurinhas, então fica difícil para separar por seleção, douradas, estádios e ser muito organizado para não acabar perdendo nenhuma pelo caminho”, afirmou a estudante.
Esses espaços servem para encontros com várias gerações: “divertido demais, tu conheces colecionador antigo, lá tinha gente de 5 anos até 60”, afirmou Ana. Veja a lista com os ambientes para as trocas:
- Manauara Shopping;
- Millennium Shopping;
- Amazonas Shopping;
- Shopping Ponta Negra;
- Sumaúma Park Shopping;
- Pátio Gourmet.
Febre em todo o país
O eletroeletrônico Jefferson Oliveira, de 44 anos, é carioca e informou que no estado do Rio de Janeiro esse movimento é bem presente no meio da população, sendo algo que é considerado não só uma brincadeira, como também parte da cultura e lembrança do esporte para os cidadãos.
“No Rio de Janeiro tem sido algo que as pessoas têm buscado bastante, no trabalho, nos shoppings em outro locais, não só o público infantojuvenil como o público adulto, porque faz relembrar a juventude e acaba em manter esse legado. Tenho amigos que até têm quatro álbuns de outras Copas”, disse Jefferson.
Ele presenteou a filha Isabelle, de 9 anos, com o livro após um pedido da pequena que também ama o futebol, sendo uma botafoguense. Para ele, isso fez trazer à memória lembranças da adolescência.
“A vontade partiu dela. Quando ela me falou, me fez relembrar do passado, eu me vi na época fazendo isso e apostei na ideia que seria interessante ela fazer isso também para conhecer o passado das seleções”, afirmou.
Ainda segundo o fotógrafo, a melhor parte é a participação da família na experiência, que inclui também a esposa e o filho caçula Lucas, por mais que possam existir muito cuidado no momento das colagens.
“É uma experiência em família que está sendo compartilhada, pois a minha esposa tem ajudado ela. O pequenininho faz questão de pelo menos abrir umas duas, mas ela (Isabelle) não quer deixar, porque fica preocupada em rasgar, mas eu deixo ele participar também, tem sido bem animado essa parte”, pontuou Jefferson.