*Da Redação Dia a Dia Notícia
O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) divulgou nesse sábado, 17, denúncias de pais que apontam falhas no sistema de matrículas da rede municipal de ensino de Manaus, no primeiro dia de inscrições para o ano letivo de 2026. Responsáveis que acessaram o sistema exatamente à meia-noite alegaram ausências imediatas de vagas. Segundo o parlamentar, a situação levantou dúvidas sobre a transparência e a organização da oferta, especialmente para públicos prioritários.
As reclamações surgiram de diferentes zonas da capital amazonense, ressaltando um problema sério e generalizado. As dificuldades atingiram também famílias com prioridade no calendário, como responsáveis por alunos com deficiência (PCDs), que relataram a indisponibilidade imediata de vagas. Em um dos comentários, um responsável relata uma suposta venda de vagas na instituição pública, classificando como um absurdo.
“Os relatos são de várias regiões da cidade e mostram um problema generalizado. É importante destacar que não houve erro por parte dos responsáveis. Todos seguiram corretamente as orientações e os prazos informados, mas as vagas já apareciam como indisponíveis”, disse o vereador.

Uma das principais queixas envolve uma responsável por uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo ela, as matrículas para o público PcD começaram à meia-noite da última segunda-feira, 12, mas, ao acessar o sistema exatamente nesse horário, não havia vagas disponíveis em nenhuma escola da Compensa.

