Search
booked.net
Search
Close this search box.

PACs passam a emitir 2ª via de Certidão de Nascimento no Amazonas; veja como

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O Governo do Amazonas intensificou o auxílio à cidadania do Estado. Agora, todas as unidades fixas de Pronto Atendimentos ao Cidadão (PAC) realizam atendimento e encaminhamento para a segunda via do Registro de Certidão de Nascimento (RCN). O serviço é gerenciado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). 

 

Como forma de ampliar os serviços no Estado, auxiliando no menor deslocamento e burocracia para os cidadãos, a oferta está disponível nas nove unidades fixas da capital e nas seis do interior. Os atendimentos ocorrem de forma presencial nos PACs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

De acordo com a secretária-executiva de Cidadania, France Medeiros, essa ampliação é uma parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM) e de grande importância para o cidadão.

 

“Nós da Sejusc atestamos a hipossuficiência das pessoas e elas têm a oportunidade de ter, novamente, a segunda via de certidão de nascimento. É uma orientação do Governo do Estado do Amazonas que chegue ao usuário, a ponta, essa cidadania, fazendo com que essas pessoas tenham acesso ao RCN. É uma parceria com a Arpen, que é uma associação que lida diretamente com os cartórios do Amazonas”, pontuou a secretária.

 

A técnica da Secid, Maristela Gomes, comentou sobre os documentos necessários no serviço de RCN e sobre como funciona o serviço de encaminhamento.

 

“Se não houver a possibilidade de uma cópia da RCN ou casamento ou óbito, ela pode trazer a Carteira de Trabalho com foto ou CNH, e se não houver nenhum desses documentos pode vir com o pai e a mãe e é feito uma pesquisa nos dados da Prodam”, explicou Maristela.

 

E lembra de que para a correção de nome, letras, números, não dá direito a essa hipossuficiência. “Nós não fazemos a emissão, pois não somos o cartório, porém damos esse documento de hipossuficiência e a pessoa vai até o cartório de origem e dá entrada no documento”, comentou a técnica.

 

Auxílio

 

Atendida na terça-feira (09), na unidade PAC Compensa, na zona oeste de Manaus, Josilene Mota Ramos, de 38 anos, contou que o auxílio com a emissão de sua Certidão de Nascimento foi um presente de aniversário para ela. 

 

“Agora que vou me casar eu precisava desse papel para o cartório, esse registro e a identidade. E isso foi um presente para mim, porque no dia 29 de abril eu inteirei 38 anos. O meu atendimento foi rápido, menos de cinco minutos e agora estou indo para o cartório, tirar o meu registro”, disse Josilene sobre sua necessidade de renovação do documento.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.