*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Academia de Cinema de Hollywood anunciou, nesta quinta-feira, 22, os indicados à premiação do Oscar 2026. O Brasil chegou com chances reais de emplacar nomeações em diversas categorias, incluindo um marco histórico para o ator Wagner Moura, indicado ao prêmio de Melhor Ator. A expectativa é de um dos momentos mais relevantes para o cinema brasileiro.
A indicação da produção audiovisual brasileira, recebeu quatro indicações ao Oscar 2026 e igualou o recorde de “Cidade de Deus”, que obteve o mesmo número de nomeações em 2004. O filme de Kleber Mendonça Filho concorre nas categorias de Melhor Direção de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator para Wagner Moura, e Melhor Filme.
Além de “O Agente Secreto”, outro brasileiro também aparece entre os indicados: Adolpho Veloso concorre a Melhor Fotografia pelo trabalho em “Sonhos de Trem”, sendo apontado como um dos favoritos na categoria.
Estrelado por Wagner Moura, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo, um professor que chega a Recife em 1977 fugindo de ameaças em São Paulo e tentando reencontrar o filho. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa mistura thriller político, drama familiar e suspense, ambientado em meio ao clima de vigilância e paranoia da ditadura militar.
Na edição do ano de 2024 do Oscar, o Brasil conquistou sua primeira estatueta da história com “Ainda Estou Aqui”, vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional.
A cerimônia da 98ª edição do Oscar acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como em 2025, o comediante Conan O’Brien será o apresentador da premiação.
