*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI) apontou omissão do governo federal nas buscas pelo jornalista inglês Dom Philips e o indigenista Bruno Araújo. Segundo a organização, grupos envolvidos nas buscas negaram que haja cooperação de uma força-tarefa federal.
A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) denunciou o desaparecimento já no último domingo (05/06) e colocou uma equipe de vigilância para entrar em contato com instituições que operam na fronteira para ajudar nas buscas. Contudo, nenhuma força do governo federal respondeu aos pedidos da organização. Cerca de 06 policiais militares do Amazonas e uma equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciaram as buscas ao lado da Univaja.
A assessoria especial de imprensa do Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota onde afirma que a Polícia Federal já “está atuando naquela região e tomando todas as providências para localizá-los o mais rápido possível. A PF fez repetidas incursões e tem contado com o apoio da Marinha do Brasil, que se somou aos esforços nos trabalhos de buscas de ambos os cidadãos”. Contudo, a Univaja contradiz o governo federal.
No município de Atalaia do Norte, a Polícia Federal disponibilizou apenas um delegado, acompanhado por alguns poucos oficiais da Marinha do Brasil. A Univaja entrou com um pedido na Defensoria Pública da União para obrigar o governo federal a viabilizar “o uso de helicópteros à Polícia Federal, sejam eles das Forças de Segurança ou das Forças Armadas, pois até o presente momento não existem helicópteros auxiliando as buscas, o que seria imprescindível”. A organização também pediu ampliação das equipes de busca e do número de barcos.