*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu, nesse domingo (15), um homem de 43 anos, identificado como o líder de um grupo criminoso especializado no furto de embarcações no rio Madeira. A prisão ocorreu durante a Operação Águas Seguras, uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) para combater crimes na região.
A operação já havia resultado na detenção de três suspeitos e na recuperação de mais de R$ 200 mil em mercadorias ao longo da semana. O delegado Marcus Vieira, da 72ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), detalhou que as investigações começaram no dia 6 de setembro, após o saque de uma balsa carregada com óleo e açúcar no rio Madeira. Os criminosos teriam furtado mais de mil caixas de óleo e várias sacas de açúcar durante o ataque.
“A investigação teve início com o registro do Boletim de Ocorrência feito pelos representantes da empresa proprietária dos insumos. A partir disso, conseguimos identificar o principal membro do grupo criminoso e confirmar que eles têm um histórico de furtos de produtos variados de embarcações no rio Madeira,” explicou o delegado Vieira.
Além dos furtos diretos, há indícios de que o homem também compra cargas furtadas. A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do suspeito, que foi concedida pela Justiça. Com o mandado em mãos, policiais civis da 72ª DIP, junto com policiais militares coordenados pelo tenente Gama do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), realizaram diligências para cumprir a ordem judicial.