Search
booked.net
Search
Close this search box.

Operação cumpre 32 mandados de foragidos da polícia que receberam auxílio emergencial no Amazonas

Pelo menos 15 pessoas que foram presas estavam com mandados de prisão pelo crime de homicídio

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) anunciou, nesta segunda-feira (29), a primeira fase da operação “Afronta ao Auxílio”, que resultou na prisão de 28 pessoas que tinham mandados prisionais em aberto e receberam o auxílio emergencial do Governo Federal no Amazonas. A operação ocorreu após envio da relação de suspeitos pela Controladoria-Geral da União.

As investigações foram conduzidas pela Secretaria Executiva de Inteligência da SSP-AM, com a colaboração da Polícia Civil do Amazonas. Os mandados da primeira fase da operação foram cumpridos desde a última segunda-feira (22).

Foram cumpridos 32 mandados judiciais que estavam em aberto e que resultaram na reclusão de 28 suspeitos de crimes. Havia indivíduos com mais de um mandado judicial de prisão. Nesta primeira fase da operação, foram cumpridos mandados relativos aos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e tráfico de drogas. Dos 28 presos, 15 eram homicidas.

Ao se cadastrarem para receber o auxílio, os foragidos enviaram informações que possibilitaram a sua localização pela polícia. Além dos crimes cometidos no passado, essas pessoas responderão também pelo crime de falsidade ideológica e estelionato por parte da Polícia Federal.

Segundo a delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, cerca de outras 200 pessoas estão sendo investigadas pela operação. A polícia alerta que as pessoas que tenham mandado de prisão em aberto e que fraudaram o auxílio emergencial devem cancelar o cadastro na plataforma da Caixa Econômica e devolver o dinheiro recebido na sede da polícia.

“Fizemos uma triagem a partir dos dados que recebemos e já prendemos 28 pessoas, cumprindo 32 mandados de homicídio e narcotráfico contra essas pessoas que receberam o auxílio federal. Começamos a cumprir os mandados e as informações serão encaminhadas à Polícia Federal”, explicou.

O secretário de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, explicou que a CGU enviou uma lista com mais de 550 nomes de pessoas que poderiam ter recebido o auxílio indevidamente.

“Destes, foram comprovados 321 irregularidades e vários estão em investigação. É um absurdo que essas pessoas envolvidas com o crime tenham buscado receber o auxílio e nós estamos aqui para dar apoio à Controladoria, para que o dinheiro seja devolvido”, afirmou.

Conforme o secretário, como o volume de benefícios é grande, muitos se aventuram a burlar as regras para receber o auxílio indevidamente. “Estamos procurando dar celeridade à verificação das pessoas que receberam de forma irregular”, disse Bonates.

De acordo com a CGU, o objetivo do trabalho foi coibir o pagamento indevido do Auxílio Emergencial a criminosos. Além de serem recolhidos para cumprir pena pelos delitos já cometidos, eles devem responder, ainda, por falsidade ideológica e estelionato. Operações semelhantes já ocorreram em quatro estados brasileiros: Paraná, Rondônia, Goiás e Paraíba.

Participam da Operação grupos especiais da Secretaria de Segurança e da Polícia Civil, como o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc).

*Atualizada às 15h32 com informações da assessoria

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.