*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu 26 pessoas envolvidos com facções criminosas, nesta quarta-feira (10), em Manaus e no interior do Estado. Os mandados são vinculados a diferentes processos criminais.
De acordo com o promotor de Justiça, Igor Staling, a ação está ocorrendo há três dias em todo o Brasil. Até o momento já foram cumpridos mais de 100 mandados de prisão contra acusados de crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubos e tráfico de drogas.
“Tem prisões em todas as zonas da cidade, até mesmo em comunidades ribeirinhas. Teve prisões na zona leste, principalmente, que é onde teve o maior número de prisões, na zona norte, sul, oeste, centro-oeste e centro-sul”, diz Alessandro.
Para o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, Alessandro Albino, após a operação, os órgãos de segurança pretendem realizar novas ações contra as facções, e já estão prontos para atuar novamente.
“O ministério Público com a polícia civil busca demonstrar que estão vigilantes, unidos nacionalmente, trocando informações, onde estivemos em outros estados, uma parceira. O ministério público tem essa característica de nacionalidade dentro desse grupo e essa resposta ao crescimento dessas facções e a gravidade delas, é que a gente busca atuar em conjunto”, disse Peixoto.
A maioria dos presos já estavam na condição de foragido. A operação continua e novas prisões devem ser anunciadas em breve.