*Da Redação Dia a Dia Notícia
Em uma operação histórica, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/AM), da Polícia Federal, e a Direção Antidrogas (Dirandro), da Polícia Nacional do Peru, apreendeu 6,5 toneladas de drogas na noite desse domingo (1º). A ação, considerada a maior já registrada em uma única ocorrência no estado, resultou na interceptação de maconha do tipo skunk e cocaína.
A ação, conduzida pela Companhia de Operações Especiais (COE) da PM-AM, ocorreu no Rio Solimões, nas proximidades do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
De acordo com o comandante-geral da PM-AM, coronel Klinger Paiva, essa foi uma apreensão recorde, com registro não só de entorpecentes, mas de outros materiais ilícitos. “A gente está apresentando esse resultado e todo esse material soma, aproximadamente, R$ 270 milhões de prejuízo. As investigações vão confirmar isso, mas pelo acompanhamento que estava sendo feito, essa droga vinha da tríplice fronteira”, disse.
Além da vasta quantidade de drogas, os policiais apreenderam um verdadeiro arsenal: armamentos de grosso calibre, uma lancha com seis motores, um lançador de granadas e milhares de munições. O prejuízo estimado ao crime organizado com a apreensão de todo o material é de cerca de R$ 270 milhões.
