*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (Ficco-AM) realizou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Roque com o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Manaus. A ação é um desdobramento da Operação Xeque-Mate e tem como alvo um grupo suspeito de atuar como elo entre lideranças de uma facção criminosa dentro e fora do sistema prisional.
De acordo com as investigações, o grupo tinha acesso privilegiado aos presídios e era responsável por intermediar comunicações ilícitas, repassar ordens criminosas e movimentar valores sob a falsa aparência de atividades advocatícias. O esquema possibilitava a continuidade das ações da facção em nível interestadual e transnacional, mesmo com as principais lideranças encarceradas.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em endereços residenciais e profissionais. A Polícia apreendeu equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e dinheiro em espécie, que agora passarão por perícia.
A ação foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), garantindo a observância dos direitos individuais, das prerrogativas profissionais e dos princípios constitucionais que regem o Estado Democrático de Direito.
Segundo a Ficco, o trabalho tem o objetivo de enfraquecer a estrutura de comando da facção e impedir o uso de brechas legais para práticas ilícitas sob o disfarce de atividades profissionais legítimas.
Ver essa foto no Instagram
