*Da Redação – Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal (PF) está deflagrando, nesta terça-feira (27), a Operação Jurupari, com alvos em Manaus, Porto Velho (RO) e Ponta Grossa (PR), mirando empresários envolvidos com garimpo ilegal e sonegação de impostos. Relógios de luxo, joias e outros bens foram apreendidos na operação.
Além desses crimes, a PF investiga crime ambiental de extração de minérios sem autorização, movimentação financeira sem autorização, crime ambiental de utilização de substância perigosa ou nociva à saúde ou ao meio ambiente (mercúrio/cianeto), organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Ao todo, 20 policiais federais e 10 militares do Exército Brasileiro estão envolvidos na operação, e cumprem três mandados de prisão preventiva e oito ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Amazonas, que determinou o bloqueio de bens e valores das pessoas físicas e jurídicas investigadas e o sequestro de bens móveis e imóveis.
As prisões e buscas são resultado da apuração dos crimes no período de 2020 a 2023 e que continuam.
Conforme a PF, os suspeitos aproveitam a dificuldade de fiscalização ambiental na região de Japurá para cometer crimes contra o meio ambiente, incluindo a Estação Ecológica Juami-Japurá, que tem sido alvo de devastação, atingindo diretamente o ecossistema amazônico.