*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Uma grande operação conjunta entre as polícias civis do Amazonas e de São Paulo desmantelou uma organização criminosa, que transportava vastas quantidades de drogas para o sudeste do país. A Operação Sampa foi deflagrada, nesta quarta-feira (20), com o cumprimento de mandados judiciais contra membros da quadrilha, acusados de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Coordenada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) do Amazonas, com apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) de São Paulo, a ação é parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc).
Segundo o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, quatro de busca e apreensão e quatro de sequestro de bens, além da quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados.
A operação é resultado de investigações que começaram em agosto de 2024, quando mais de uma tonelada de drogas – incluindo maconha do tipo skunk e cocaína – foi apreendida. A carga, avaliada em R$ 20 milhões, estava escondida em um caminhão que seria embarcado no Porto da Ceasa, em Manaus, com destino a São Paulo. Na ocasião, o motorista do veículo foi preso em flagrante.
