*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou, nessa sexta-feira, 27, a operação ‘Alvo Certo: Infância Protegida’, que resultou no cumprimento de 18 mandados de prisão contra condenados pelo crime de estupro de vulnerável. Ao todo, nove pessoas foram presas em Manaus, oito no interior do estado, nos municípios de Barreirinha, Parintins, Silves, Tabatinga e Tefé, além de um alvo localizado em Navegantes, no estado de Santa Catarina, com apoio da Polícia Federal.
A operação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), com apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e cooperação do Grupo de Capturas da Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas.
Em coletiva de imprensa, o delegado Fábio Aly, titular da Polinter, destacou o êxito da operação conjunta com o DPI, que resultou na captura de indivíduos condenados pela Justiça. Durante a ação, também foram localizadas pessoas que haviam deixado Manaus e se deslocado para municípios do interior.
“Contamos com o apoio do grupo de capturas da Polícia Federal, que tem nos prestado auxílio constante e foi responsável por uma prisão em Navegantes. Destaco ainda o trabalho da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e das delegacias do interior, que vêm conduzindo os inquéritos de forma firme, resultando em diversas condenações criminais, muitas delas superiores a 20 anos de reclusão”, salientou o delegado.
Conforme a autoridade policial, no ano passado foi registrado um recorde no cumprimento de mandados no estado do Amazonas, tendência que continua em crescimento em 2026.
“O interior também apresentou crescimento significativo após a chegada de novos policiais, que passaram a atuar nos municípios. Soma-se a isso o uso da tecnologia de reconhecimento facial do Sistema Paredão, com câmeras instaladas em pontos estratégicos de Manaus. Reforçamos que nossa prioridade é a proteção de crianças e adolescentes e que estamos sempre à disposição para receber denúncias”, afirmou Aly.
Segundo o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, no interior foram presos oito homens condenados, com destaque para o município de Parintins, onde três alvos foram capturados, além de Barreirinha, Tabatinga, Tefé e Silves.
“Estamos alcançando números cada vez mais expressivos, superando os anos anteriores. Apenas em 2025, no interior, mais de 270 abusadores de crianças foram presos. É fundamental destacar que a população tem contribuído cada vez mais com denúncias”, ressaltou Mavignier.
O diretor do DPI também mencionou dois casos de grande repercussão registrados no interior. Em um deles, ocorrido em Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), uma criança de dois anos, nascida em decorrência de um estupro cometido contra a mãe, também foi vítima de abuso pelo próprio pai.
Outro caso ocorreu em Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), onde um homem foi preso em flagrante por estuprar a própria irmã. A vítima estava com a filha no colo no momento do crime. O autor ainda tentou ameaçá-la para que não denunciasse o fato e tentou retirar a criança de seus braços. A vítima conseguiu resistir e fugir para uma área de mata, acionando a polícia em seguida.
“Estamos enfrentando essa realidade de forma direta, trazendo esses crimes à tona para incentivar as denúncias. Esse é o trabalho da segurança pública que estamos desenvolvendo no interior do Amazonas”, afirmou Mavignier.
Todos os presos passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição do Poder Judiciário para o início do cumprimento das penas.
Denúncias
A PC-AM reforça que denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos seguintes canais oficiais: (92) 3667-7727, WhatsApp da Polinter: (92) 3667-7575 e 197, disque-denúncia da Polícia Civil.
A identidade do informante será mantida em sigilo.
*Com informações da assessoria
Ver essa foto no Instagram
