Search
booked.net
Search
Close this search box.

Operação contra garimpeiros ilegais é deflagrada pela Polícia Federal em Jutaí, no Amazonas

As investigações apontam que os valores eram pagos em ouro ou dinheiro em espécie. Em novembro do ano passado, Macário foi preso com 257 gramas de ouro ilegal.

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Polícia Federal no Amazonas deflagrou, nesta quarta-feira (20), a Operação Uiara III. A investigação visa desarticular uma organização criminosa voltada à prática de garimpo ilegal, corrupção ativa e passiva, crimes ambientais e outros que ocorrem em sua maior parte na cidade de Jutaí, interior do estado. Entre os alvos estão o prefeito de Jutaí, Pedro Macário Barbosa, assessores e secretários do município.

O prefeito é suspeito de cobrar propina de garimpeiros que atuam na região. Segundo a Polícia Federal, Pedro Macario Barbosa será afastado do cargo.

Prefeito de Jutaí é alvo de operação da PF contra garimpo ilegal no Amazonas

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 10 medidas cautelares, dentre elas as de afastamento do cargo e funções públicas e acesso à prefeitura de Jutaí, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal.

Conforme a PF, as penas, somadas, podem ultrapassar a 20 anos de reclusão. A operação contou com a participação de policiais federais do Amazonas e Comando de Operações Táticas (COT).

Operações anteriores

Na operação Uiara I, que teve por objetivo a desintrusão de garimpeiros ilegais na região de Autazes/AM e Nova Olinda do Norte/AM, foram destruídas 131 balsas, sendo três pessoas presas com 150 gramas de ouro extraído ilegalmente da calha do Rio Madeira

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.