*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma operação conjunta de vários órgãos federais apreendeu ontem (16/04) uma balsa de garimpeiros que invadiu o território indígena Xipaia, no estado do Pará. Foram necessárias varreduras de lancha nos rios e igarapés da região para encontrar a embarcação atracada sob a copa das árvores.
Segundo o Ministério Público Federal no Estado do Pará (MPF-PA), “a apreensão da balsa ocorreu graças à presença de equipes de fiscalização do ICMBio na região da Terra do Meio, conduzindo a operação Tríade, com apoio da Força Nacional, para coibir crimes ambientais nas unidades de conservação”.
Cinco adultos e dois adolescentes encontravam-se a bordo. Os menores foram apreendidos e estão sob cuidados da Justiça. As demais pessoas deveriam pestar esclarescimentos na delegacia da Polícia Federal em Itaituba (PA). Contudo, conforme a ativista indígena Mitã Xipaya, os garimperios podem ser soltos “porque a PF não tem aeronave para buscá-lo na terra do meio onde estão com agente do ICMBio e IBAMA! Eles vão ser liberados dentro do território da terra do meio!”. Participante da operação, o agente ambiental Wallace Lopes chamou a decisão de absurda.
Absurdo! Se fosse pra levar garimpeiros pra fazer reunião com ministro em Brasília tinha aeronave da FAB sobrando. É revoltante. https://t.co/YQVKIX7Fqt
— AAF Wallace Lopes (@wallacerrlopes) April 17, 2022
O agente detalhou nas redes sociais a origem da operação. Após a divulgação de um vídeo pela cacica Juma Xipaya, no qual ela relata a descida da balsa pelo Rio iriri em direção ao território indígena, equipes do Ibama e da Fundação Nacional do Indío (Funai) sobrevoaram a região, sem encontrar a balsa. Porém, uma operação do ICMBio encontrou o veículo na Terra do Meio, dentro da Reserva Extrativista Riozinho do Anfrízio.
Segundo Wallace, os fiscais apreenderam a balsa e deram voz de prisão aos garimpeiros.