O Ônibus da Mulher, serviço itinerante oferecido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), estará nesta sexta-feira, 25, em Presidente Figueiredo, município distante 107 quilômetros de Manaus. A unidade móvel fará atendimentos sociais gratuitos e orientações sobre violência doméstica e direitos das mulheres.
O veículo estará estacionado na Praça da Vitória, no Centro, com atendimento das 8h às 14h. Segundo o titular da Sejusc, William Abreu, o Governo do Amazonas busca descentralizar os serviços para que cheguem ao interior do estado. Além disso, de acordo com o gestor, é de suma importância que as mulheres conheçam a Nova Rede Estadual de Proteção à Mulher.
A secretária-executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Ana Barroncas, destacou que o Ônibus da Mulher conta com equipe técnica e psicossocial para realizar o atendimento da mulher vítima de violência. Mas, que o serviço, não se resume apenas a isto.
“A gente não trabalha somente a questão da violência doméstica e familiar, mas todo tipo de violência [contra a mulher]. Estamos levando não só o atendimento, a disponibilização das técnicas, como também a conscientização, roda de conversa e pequenas palestras sobre a violência de gênero”, disse Ana Barroncas, acrescentando que aproveitará a passagem pelo município para apresentar os materiais de informação da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, desenvolvido pela Sejusc, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos.
Após o evento, servidores da Sejusc irão realizar uma visita técnica no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Presidente Figueiredo.
Os serviços do Ônibus da Mulher podem ser solicitados por qualquer prefeitura do interior do estado, parceiro público e privado, por meio do e-mail [email protected].